Carro elétrico usado é um bom negócio ou é furada?

Muitos motoristas querem saber se carro elétrico usado vale a pena. Vemos cada vez mais eles sendo promovidos na mídia e vindo para as concessionárias brasileiras. Há um mercado promissor neste setor, nos apontam os números, e sanar as dúvidas é um passo importante para seu crescimento.

Mesmo veículos de entrada, como o Caoa Chery iCar, ainda afastam compradores por conta do preço
Mesmo veículos de entrada, como o Caoa Chery iCar, ainda afastam compradores por conta do preço (Imagem: Divulgação/Caoa)

Carro elétrico usado vale a pena?

Uma vez que o carro elétrico ainda é novidade, especialmente no Brasil, tal dúvida é compreensível. Afinal, cada nova tecnologia traz novos medos, dúvidas e inseguranças.

Assim, um nicho que já levanta alguns alertas, como é o de carro usado, deixa consumidores ainda mais indecisos quando se trata de um elétrico. No entanto, a realidade é que comprar um carro elétrico usado não é muito diferente de um tradicional à combustão.

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Isto porque os cuidados a serem tomados na compra são os mesmos. Mas a compra vem com o bônus de se estar adquirindo um modelo sustentável e que gera maior economia no longo prazo a um preço mais acessível.

Preço ainda é o maior obstáculo para o mercado de elétricos usados

Assim como acontece na compra de um novo, um carro elétrico usado ainda afasta muitos consumidores por conta de seu valor. Mas isto é esperado.

Afinal, uma vez que o veículo novo possui preços mais elevados, é natural que, mesmo com a desvalorização, os valores se mantenham relativamente altos.

Por exemplo, mesmo os veículos de entrada passam dos 130 mil reais. É o caso do Caoa Chery iCar, JAC E-JS1 e do Renault Kwid E-Tech, elétricos mais baratos vendidos aqui.

Público tem medo da manutenção e estado dos componentes

Podemos citar ainda a preocupação com o estado do veículo com influência negativa na compra de um carro elétrico usado. Isto porque todos se preocupam com as peças, como elas reagem ao tempo de uso e sua manutenção.

Primeiramente, com relação à bateria, não há o que temer. Isto porque baterias modernas, de íons de lítio, não se viciam e possuem vida útil muito mais longa do que as antigas.

No entanto, a preocupação com a manutenção é válida. Afinal, por ser ainda um mercado de nicho, oficinas e distribuidoras para estes veículos ainda são pouco e concentradas em grandes centros, afastando ainda mais o público, especialmente do interior e periferias.

Disponibilidade de eletropostos ainda é baixa no Brasil

Outro fator relevante para o público se afastar dos elétricos é a disponibilidade de eletropostos. Mesmo com a possibilidade de instalar estações de recarga domésticas, esta ainda é uma realidade afastada do público comum em nosso país.

Mercado de usados e seminovos elétricos está em intenso crescimento

Mesmo com os pontos citados acima influenciarem negativamente, o que vemos na realidade é um movimento muito forte neste setor.

Levantamento feito pela Olho no Carro, plataforma de consulta de veículos, mostrou que nos últimos 12 meses houve um aumento de 300% na busca por carros elétricos usados. Este valor é muito expressivo e mostra que o público tem interesse em obter um.

Mas podemos esperar um movimento ainda mais forte. Afinal, quanto mais eletrificados forem vendidos, e se tornarem a norma nas ruas brasileiras, mais os preços se ajustam, a oferta fica maior, e comprar um carro elétrico usado irá vale a pena para qualquer um!

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
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