Carro elétrico usado: bom negócio ou cilada?

Quem nunca se perguntou se comprar um carro elétrico é ou não um bom negócio? Bem, essa questão é um tanto quanto pertinente, afinal, os veículos eletrificados estão cada vez mais populares.

O que acontece é que o futuro deles ainda é considerado “incerto”. Isso porque estamos falando de uma “novidade” no mercado, que ainda deixa muita gente com um pé atrás.

Que tal sanar todas as dúvidas de uma vez por todas? Acompanhe o Garagem360 e veja!

Vale a pena comprar carro elétrico usado?

Bem, sem muitas delongas, ao contrário do que muita gente pensa, sim, vale muito a pena considerar essa opção. Isso porque os carros elétricos, mesmo usados, oferecem uma série de benefícios que podem superar os possíveis receios sobre a “novidade” e a incerteza de seus benefícios.

De uma forma mais clara, um dos principais benefícios de optar por um carro elétrico usado é justamente a economia significativa nos custos operacionais. 

Melhor dizendo, a manutenção de um carro elétrico tende a ser mais barata devido à menor quantidade de peças móveis, além da economia com combustível, já que a eletricidade é, em geral, menos cara que a gasolina ou o diesel.

Além disso, a preocupação com o meio ambiente é outro ponto forte, afinal, carros elétricos não emitem gases poluentes, o que contribui para a redução da poluição do ar.

Desse modo, optar por um carro elétrico usado também significa dar uma nova vida a um veículo já produzido, o que pode ser visto como uma escolha mais sustentável.

Ainda vale destacar que, em várias regiões, os governos oferecem incentivos para a compra de veículos elétricos, como isenções fiscais ou descontos em pedágios e estacionamentos, que se estendem também aos veículos usados.

Fique ainda mais por dentro: Melhores estados para comprar carro elétrico com isenção total de IPVA

Mas e quanto à bateria dos carros elétricos usados?

Todo mundo sabe que uma das maiores preocupações quando se fala em carros elétricos usados é a condição da bateria. Afinal, a bateria é o coração de um carro elétrico e sua substituição pode ser cara. No entanto, há boas notícias para isso também.

Primeiramente, é preciso entender que a tecnologia das baterias de carros elétricos tem avançado rapidamente, assim, muitos modelos usados ainda têm uma vida útil significativa pela frente, pois as baterias são projetadas para durar entre 8 a 15 anos, dependendo da marca e do modelo.

Além disso, muitos fabricantes oferecem garantias de longa duração que podem ser transferidas para novos proprietários, o que oferece uma camada extra de segurança.

Desse modo, embora a capacidade de uma bateria possa degradar-se ao longo do tempo, a maioria dos carros elétricos usados ainda mantém uma boa porcentagem de sua capacidade original de carga. 

Entretanto, ainda é importante verificar esse aspecto durante o processo de compra, assim como, normalmente, ao comprar um carro usado a combustão, o motor é inspecionado.

Por fim, se a bateria de um carro elétrico usado estiver perto do fim de sua vida útil, é válido considerar a substituição ou atualização da bateria, e apesar de ser um investimento inicialmente alto, ele é economicamente vantajoso a longo prazo.

Aproveite para conferir: Estudo revela as marcas que mais se prejudicaram com a invasão chinesa e domínio da BYD

↓O que você acha disso? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

Fechar

Veja também:

Sair da versão mobile