Carro elétrico tem cheiro? Agora tem
Startup brasileira de locação de veículos afirma ter lançado o primeiro “cheiro de carro elétrico” do mundo. Entenda o que isso significa.
Startup brasileira focada em tecnologia e soluções de mobilidade por veículos elétricos compartilhados reivindica o fato de ter lançado o primeiro “cheiro de carro elétrico” do mundo.
Entenda o que é o “cheiro de carro elétrico”
A UCorp, proprietária do app de locação Flou, afirma que o objetivo do aroma é marcar a inovação e a tecnologia, “tendo como foco o incentivo à sustentabilidade e à redução de CO2”.
De acordo com Guilherme Cavalcante, CEO e fundador da UCorp, a identidade olfativa da marca traz um posicionamento único, considerando que o “cheiro de carro novo” sempre foi um ativo das montadoras.
“O aroma é um sentido usado para criar conexões emocionais com os nossos usuários, potencializando a “primeira experiência elétrica”. Além disso, queremos transmitir a sensação do contato com a natureza, a sustentabilidade, fazendo com que o nosso público tenha uma conexão completa ao dirigir um carro elétrico, que transmite tecnologia e zero emissão de CO2”, explica.
O tal “cheiro de carro elétrico” é, na verdade, um perfume da família olfativa herbal, com notas secas, cítricas e especiarias remetendo à sensação do contato com a natureza, trazendo frescor e leveza.
As notas de uma fragrância são divididas em três categorias. São elas: notas de topo (também chamadas de notas de entrada ou cabeça), notas de corpo (meio ou coração) e notas de fundo (base). A estrutura do novo aroma da Flou é a seguinte:
- Notas de topo (primeiro cheiro que sentimos) – lima, limão e lavanda;
- Notas de corpo (mais persistentes e que são sentidas na evolução do perfume) –notas verdes, sândalo e lírio do vale;
- Notas de fundo (são as de maior duração e ficam até o fim da fragrância) – almíscar, cedro e musgo de carvalho.
O perfume que remete ao “cheiro de carro elétrico” foi desenvolvido pela Social Aroma, empresa de criação de aromas e aromatização de ambientes e festas com foco na identidade e no marketing olfativo.
Carla Nogueira, fundadora da Social Aroma, explica que a inspiração para essa criação foi o resgate da natureza ao cotidiano. “O objetivo foi utilizar matérias primas verdes e naturais de notas olfativas frescas e marcantes, levando energia, vigor, serenidade, harmonia e bem estar aos usuários do serviço da Flou”, afirma.
O “cheiro de carro elétrico” será sentido pelos usuários do app Flou, que permite a nano locação (locação por períodos curtos, medidos em minutos e horas) de veículos como o Peugeot e-2008.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.