Carro elétrico pode ter revisões até 13% mais baratas que hatch de entrada
Ter um carro elétrico é um sonho para boa parte dos motoristas brasileiros, mas estes veículos podem ser um ‘pesadelo’ para os mecânicos. Isso porque, por conta da ausência de um motor tradicional a combustão, eles geralmente têm manutenção mais simples e barata.
A diferença de valores de revisões entre um veículo de motor a combustão e um elétrico pode chegar a 13% na gama de modelos da Chevrolet. No caso, a comparação é feita entre o plano de revisões programadas até 50 mil km para o Bolt e um Onix 1.0 MT.
Carro elétrico da Chevrolet tem revisões 13% mais baratas que Onix
Segundo apurado pelo Garagem360, o pacote com as 5 primeiras revisões de um Onix 1.0 MT custa R$ 3.456. Já o custo de manutenção programada para o Chevrolet Bolt EV no mesmo período (5 anos ou 50 mil km) é de R$ 3.016 – uma diferença real de 13%.
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O levantamento considerou a manutenção do Bolt 2020, única opção disponível na página de pós-venda da marca. No caso do Onix, foi considerada a opção básica, com motor 1.0 aspirado e câmbio manual.
De acordo com a General Motors, não há necessidade de troca de filtro de óleo e de combustível, óleo do motor e inspeção de óleo de transmissão na revisão de um elétrico, o que barateia o serviço.
“Um carro elétrico não tem troca de óleo, correias, velas ou filtro de ar do motor ou de combustível, por exemplo. Tudo isso reduz também o tempo de mão de obra do mecânico. Mas como quase tudo é eletroeletrônico num EV, a oficina precisa ter ferramental e procedimentos específicos, assim como profissionais devidamente capacitados, para lidar com o sistema de alta tensão com segurança”, explica o gerente de serviços para a rede de concessionárias Chevrolet, Adalberto Casalecchi.
A Chevrolet possui aproximadamente 80 oficinas habilitadas a dar assistência a elétricos em diferentes pontos do território nacional — a falta de postos de manutenção para EVs é um dos pontos negativos, já que pode aumentar a mão de obra de serviços.
Os carros elétricos, possuem algumas manutenções próprias, entre elas a troca do líquido de arrefecimento que refrigera as baterias. A necessidade de visitas com intervalos programados à oficina não muda em relação aos demais tipos de automóveis porque mantém-se checagens de itens de desgaste comuns, como sistemas de freios, suspensão e direção.
Outra grande economia que o carro elétrico proporciona aos seus proprietários é o custo por quilômetro rodado, já que a eletricidade é mais barata que a gasolina, o diesel ou o etanol. Estima-se que a vida útil da bateria de tração de um veículo eletrificado seja, em média, de oito anos (ou 240.000 quilômetros rodados).