Carro elétrico que dança e pula? BYD chega ao Brasil prometendo revolucionar o mercado automotivo
Carro elétrico que dança e pula? BYD chega ao Brasil prometendo revolucionar o mercado automotivo. Conheça essa maravilha.
Um carro elétrico que dança, pula, flutua na água e gira 360º em seu eixo. O Yangwang U9 existe e ele foi flagrado no Brasil, mas apenas uma unidade. O modelo que revolucionou o mercado automotivo chegou para ser exibido em eventos tecnológicos e da BYD.
Conheça um pouco mais do esportivo com cara de Ferrari, só que ele entrega muito mais.
Yangwang U9 – o carro elétrico que dança e pula
O Yangwang U9 tem algumas funcionalidades que não vemos em todos os carros por aí: ele flutua, gira 360º para manobras e pode saltar sobre buracos ou obstáculos, até de 6m a 120 km/h. No cotidiano, ele salta sobre pequenos buracos da via.
Isso só foi possível graças a sua suspensão ativa “DiSus”, que permite ajustar a altura do esportivo automaticamente. É dividida em três partes: A controla a pressão da suspensão a ar, P controla a parte hidráulica e C é responsável pelo amortecimento.
O desempenho também impressiona. São quatro motores, um em cada roda, que juntos geram 1.324 cv de potência e 171,3 kgfm de torque. É mais do que a Ferrari F-80, com seus 1.200 cv.
Com toda essa potência o “saltitante chinês” acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,36 segundos e alcança velocidade máxima de 309 km/h.
Para fazer tudo isso funcionar, uma bateria de 80 kWh integrada ao monocoque de fibra de carbono. O intuito é ampliar as capacidades de aerodinâmica, a rigidez torcional e baixar o centro de gravidade.
De acordo com a marca, a autonomia é de 450 km no ciclo de testes chinês.
Na China ele não é tão caro. Os 1,6 milhão de yuans, o posicionaria no Brasil como um veículo de R$ 400 mil. Já com a conversão e sem impostos, o Yangwang U9 custaria aproximadamente R$ 1,33 milhão.
Qual marca é a Yangwang?
A Yangwang é uma subsidiária da BYD criada com o objetivo de entregar carros de luxo para concorrer com as marcas europeias e demonstrar todo o potencial tecnológico que o grupo chinês pode oferecer.
Recentemente a BYD trouxe o SUV Yangwang U8 e com ele a promessa ousada de abrir mais 80 concessionárias no Brasil.
Inclusive nós já falamos sobre ele aqui no Garagem360, leia o post abaixo:
BYD Yangwang U8: como é o carro elétrico mais sinistro do mundo (até hoje)
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.