Carro elétrico popular da Fiat já tem em quem se inspirar

Esse carro elétrico popular é baseado em modelo que fez bastante sucesso na década de 1980. Saiba mais sobre o lançamento para 2024.

A lenda italiana está de volta. O Fiat Panda, o “pai do Uno”, vai voltar com uma nova roupagem, mais moderna e possivelmente será um de carro elétrico popular. O lançamento do novo produto faz parte dos planos da Stellantis para reforçar seu plantel de eletrificados acessíveis.

Fiat Panda chega em 2024 na Europa, mas pode desembarcar também no Brasil. Foto: Divulgação

Fiat Panda novo carro elétrico popular deve chegar em julho de 2024

Recentemente, o CEO da marca, Olivier François, afirmou que lançaria um modelo “sem frescuras” no mercado e este seria justamente o Panda. De acordo com o portal Bloomberg, o Panda chegará como um modelo elétrico inspirado no Panda original, lançado na década de 1980. 

O intuito é celebrar os 125 anos da marca com um ícone. A princípio, o compacto vai custar menos de 25 mil euros ( R$134.075 na conversão direta), competindo assim com os EVs de baixo custo das concorrentes.

A quarta geração do Panda deve ser menor que seu antecessor, com cerca de 4 m de comprimento. Além disso, será um modelo global, com base no design do carro-conceito Centoventi, apresentado em 2019 no Salão de Genebra (Suíça).  

Na ocasião, o carro-conceito apresentou a possibilidade do proprietário adquirir mais baterias após a compra do veículo. Dessa forma, pode aumentar o conjunto para o máximo de 500 km (100 km para cada bateria extra). 

Se seguir mais características do protótipo, o Panda será desenvolvido na mesma plataforma CMP do Peugeot 208. Outro ponto que ainda gera dúvidas é se a motorização híbrida anunciada é a mesma que a Stellantis apresentou recentemente. 

Carro conceito que deu origem ao Fiat Panda. Foto: Divulgação

O CEO também confirmou que o novo Panda terá alguns componentes de outro modelo do grupo, o Citroen e-C3: “é muito provável que haja sinergias”, destacou François. Entretanto, o executivo não quis entrar em detalhes sobre como seria essa sinergia, bem como os componentes que serão compartilhados. 

Tem mais sobre o assunto: Gigante do setor promete carro híbrido flex para 2024, provavelmente um Fiat

Stellants vem pesado no mercado de eletrificados acessíveis

Além do Panda, o grupo deve apresentar outros subcompactos. Por exemplo, o  ë-C3, cujo preço também será inferior aos 25 mil euros. A Citroën já confirmou a montagem europeia na fábrica da Eslováquia. 

Para François, há uma “necessidade real de EVs mais acessíveis” em entrevista à Bloomberg. Ele também informou quando será o lançamento: julho de 2024 para justamente enfrentar o Dacia Spring, parente do Renault Kwid e-tech. 

Com a produção na Europa, a Stellantis planeja reduzir ainda mais os custos para competir com os modelos da Dacia fabricados na China e os da Renault na França. 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile