A lenda italiana está de volta. O Fiat Panda, o “pai do Uno”, vai voltar com uma nova roupagem, mais moderna e possivelmente será um de carro elétrico popular. O lançamento do novo produto faz parte dos planos da Stellantis para reforçar seu plantel de eletrificados acessíveis.
Fiat Panda novo carro elétrico popular deve chegar em julho de 2024
Recentemente, o CEO da marca, Olivier François, afirmou que lançaria um modelo “sem frescuras” no mercado e este seria justamente o Panda. De acordo com o portal Bloomberg, o Panda chegará como um modelo elétrico inspirado no Panda original, lançado na década de 1980.
O intuito é celebrar os 125 anos da marca com um ícone. A princípio, o compacto vai custar menos de 25 mil euros ( R$134.075 na conversão direta), competindo assim com os EVs de baixo custo das concorrentes.
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A quarta geração do Panda deve ser menor que seu antecessor, com cerca de 4 m de comprimento. Além disso, será um modelo global, com base no design do carro-conceito Centoventi, apresentado em 2019 no Salão de Genebra (Suíça).
Na ocasião, o carro-conceito apresentou a possibilidade do proprietário adquirir mais baterias após a compra do veículo. Dessa forma, pode aumentar o conjunto para o máximo de 500 km (100 km para cada bateria extra).
Se seguir mais características do protótipo, o Panda será desenvolvido na mesma plataforma CMP do Peugeot 208. Outro ponto que ainda gera dúvidas é se a motorização híbrida anunciada é a mesma que a Stellantis apresentou recentemente.
O CEO também confirmou que o novo Panda terá alguns componentes de outro modelo do grupo, o Citroen e-C3: “é muito provável que haja sinergias”, destacou François. Entretanto, o executivo não quis entrar em detalhes sobre como seria essa sinergia, bem como os componentes que serão compartilhados.
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Stellants vem pesado no mercado de eletrificados acessíveis
Além do Panda, o grupo deve apresentar outros subcompactos. Por exemplo, o ë-C3, cujo preço também será inferior aos 25 mil euros. A Citroën já confirmou a montagem europeia na fábrica da Eslováquia.
Para François, há uma “necessidade real de EVs mais acessíveis” em entrevista à Bloomberg. Ele também informou quando será o lançamento: julho de 2024 para justamente enfrentar o Dacia Spring, parente do Renault Kwid e-tech.
Com a produção na Europa, a Stellantis planeja reduzir ainda mais os custos para competir com os modelos da Dacia fabricados na China e os da Renault na França.