Carro elétrico pode te isentar de pagar o IPVA 2025; entenda
A aquisição de um veículo elétrico oferece diversos benefícios, entre eles, a possibilidade de garantir a isenção do IPVA 2025. Logo abaixo, o Garagem360 revela como isso é possível. Acompanhe!
Quem tem carro elétrico paga IPVA?
Sim. Porém, alguns estados oferecem a isenção parcial ou total do pagamento do tributo. Isso é um incentivo para aquisição de veículos elétricos, que ajudam a combater a poluição do meio ambiente.
“Em alguns estados o imposto sofreu mudanças para funcionar como incentivo para a adoção de tecnologias mais sustentáveis, mas em outros ainda há leis em trâmite sobre o assunto ou as condições são as mesmas dos veículos tradicionais a combustão”, afirma explica Paulo Loffreda, sócio e fundador da Zignet.
Leia também:
-
Carros elétricos nos condomínios: especialista aponta dificuldades
-
Você está preparado para comprar um carro híbrido? Descubra aqui
Quais estados têm isenção de IPVA para carros elétricos?
O Distrito Federal é a única região que os proprietários de veículos elétricos e híbridos têm direito à isenção total do IPVA. Contudo, eles precisam ser registrados em seu território.
Isenção de IPVA para carros elétricos varia de acordo com cada estado
Em Minas Gerais, há uma lei que garante a isenção de IPVA para veículos elétricos, porém, ela não pode ser colocada em prática. Isso porque, apenas os automóveis produzidos no estado têm direito a esse benefício, o que ainda não é possível.
Já no Rio de Janeiro, é concedido um desconto de 0,5% no IPVA dos carros elétricos e 1,5% dos híbridos.
Na região Sul, apenas o Rio Grande do Sul tem incentivo no IPVA, mas o desconto vale somente para os veículos totalmente elétricos. Os híbridos, por sua vez, pagam a mesma alíquota que os automóveis movidos a combustão: 3%.
São Paulo não tem isenção de IPVA para carros eletrificados
O estado com a maior frota de veículos elétricos no Brasil não tem incentivos para a aquisição de carros elétricos ou híbridos. Contudo, um Projeto de Lei está em tramitação.
Segundo o texto, a ideia é oferecer isenção de tributo para os carros híbridos que custam até R$ 250 mil. O Garagem360 destaca que a alíquota será progressiva partindo de 1% em 2027, 2% em 2028, 3% em 2029 e 4% a partir de 2030.
Como obter isenção de IPVA para carros elétricos?
Cada estado tem a sua própria regra. Por isso, acesse a Secretaria da Fazenda (Sefaz) ou o Detran de sua região para entender como funciona o processo.
E você, acredita que os veículos elétricos e híbridos devem ter isenção de IPVA? Comente!
Leia também: Novo BYD Song Plus é lançado no Uruguai e antecipa mudanças para o Brasil