Carro elétrico pega fogo ao recarregar? Chamas que podem levar DIAS para serem contidas

A adesão por veículos eletrificados aumentou expressivamente no Brasil em 2023. Dessa forma, também expandiram-se as dúvidas a respeito do carro elétrico como, por exemplo, o risco de incêndio nas recargas.

Carro elétrico pega fogo ao recarregar? Chamas que podem levar DIAS para serem contidas
Carros elétricos estão cada vez mais comuns no país (Foto: Freepik)

Incêndio em carro elétrico

Nem todo mundo sabe, mas as recargas de carros elétricos podem apresentar problemas graves com incêndios, caso não sejam realizadas de maneira correta. 

Dessa maneira, é necessário tomar alguns cuidados ao carregar esses veículos, cada vez mais vistos no país. 

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Assim como são necessários cuidados para evitar acidentes durante o abastecimento em postos de gasolina, nas estações de recarga é fundamental adotar medidas de segurança para evitar sérios problemas. 

‘’Durante o carregamento pode haver uma corrente irregular na bateria de lítio, o que aumenta sua temperatura exponencialmente e libera seus componentes químicos inflamáveis que, em contato com o ar, provocam um incêndio”, explica Herbert Abreu, técnico eletrotécnico da Loja Elétrica.

Carro elétrico pega fogo ao recarregar? Chamas que podem levar DIAS para serem contidas
Carros elétricos estão cada vez mais comuns no país (Foto: Freepik)

Chamas podem durar dias

O fogo proveniente da recarga de carros elétricos pode levar horas e até dias para ser contido pelo Corpo de Bombeiros. 

Além disso, são consumidos em média, por automóvel, de 45 a 135 mil litros de água nesse processo. 

De acordo com Herbert Abreu, os fatores de risco de incêndio em veículos elétricos estão relacionados à imprudência, defeito de fábrica e colisão. 

“Podem causar combustão na bateria de lítio má instalação, cabos desencapados, subdimensionamento da proteção do sistema, falta de aterramento, mau contato do plugue T1/T2, uso incorreto dos equipamentos, falha elétrica do veículo, colisão, ruptura do cabo de comunicação e ausência de sistema de gerenciamento de bateria (protocolo BMS)”, informa. 

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Cuidados necessários

Para garantir a segurança do motorista e dos transeuntes e a integridade do automóvel durante a recarga em eletropostos é preciso se certificar de que os carregadores tenham, entre outros fatores, proteção dimensionada de acordo com a rede. 

Essa proteção consiste em disjuntor de corrente alternada, protetor DPS, interruptor diferencial curva B (específico para aplicação em carregador veicular). 

Recomenda-se ainda realizar recargas em postos cujas vagas ficam ao ar livre. 

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
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