Carro elétrico entra em combustão instantânea e fica destruído em segundos

Veículo elétrico Li Mega da Li Auto pega fogo em Xangai, sendo totalmente destruído em segundos. Entenda o impacto do incêndio, que atingiu a bateria CATL, no desempenho de vendas e na segurança do monovolume chinês.

Um sério incidente abalou a confiança no mercado de veículos elétricos (EVs) na China. Na última quarta-feira, 23 de outubro, um monovolume elétrico Li Mega pegou fogo repentinamente enquanto trafegava pelo distrito de Xuhui, em Xangai, sendo completamente destruído em cerca de dez segundos.

Carro elétrico entra em combustão instantânea e fica destruído em segundos

O incêndio, que começou no chassi onde está alojada a bateria fabricada pela CATL, levanta preocupações imediatas sobre a segurança do modelo, que é o primeiro veículo elétrico a bateria da marca Li Auto. A empresa já enviou pessoal ao local e está cooperando ativamente com o corpo de bombeiros na investigação para determinar a causa da ignição.

Lançado em março de 2024, o Li Mega utiliza a bateria ternária NMC Qilin da CATL e se destaca por suportar a tecnologia de carregamento 5C. Até setembro de 2025, o veículo havia registrado a venda de 25.817 unidades, com um recorde de 3.277 entregas apenas naquele mês. No entanto, um incêndio tão rápido e destrutivo pode influenciar negativamente o desempenho futuro do mercado deste veículo multiuso.

Carro elétrico entra em combustão instantânea e fica destruído em segundos - Foto: Car News China
Carro elétrico entra em combustão instantânea e fica destruído em segundos – Foto: Car News China

 

A rapidez da ignição e a destruição completa do carro, do qual restou apenas a estrutura metálica, sugerem que a bateria pode ter sido a fonte. Embora não tenha havido colisão antes do fogo se espalhar, o caso gera grande apreensão, especialmente porque pelo menos outros dois monovolumes Li Auto Mega pegaram fogo desde junho de 2025, embora a Li Auto tenha atribuído esses incidentes a fatores externos.

Felizmente, no caso de Xangai, as portas do Mega se abriram automaticamente, permitindo que o motorista e o passageiro saíssem da cabine a tempo.

Li Mega – Foto: Divulgação

Mais detalhes sobre o Li Mega

O Li Mega é um monovolume de grandes dimensões (5350 mm de comprimento) com sete assentos internos e poltronas giratórias opcionais na segunda fileira. É equipado com um sistema de motor duplo 4WD que entrega uma potência máxima de 400 kW (536 cv). A bateria ternária NMC de 102,7 kWh oferece uma autonomia de 710 km (pelo ciclo CLTC) e permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos.

Seu preço de venda na China varia de 529.800 yuans (R$ 400 mil)  a 559.800 yuans (R$ 420 mil).

Leia aqui: Bateria de estado sólido: chineses chegam a modelo com 1.000 km de autonomia

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.