Carro elétrico é mau negócio? Modelo lidera o ranking de desvalorização no país

Comprar carro elétrico é mau negócio? Modelos zero km e usados lideram o ranking de desvalorização no país em setembro. Entenda.

A ideia de que carros elétricos desvalorizam mais que os modelos a combustão ganhou força em setembro. Dados mostram que eles lideraram a queda de preços, levantando dúvidas entre os consumidores se a compra é, de fato, um bom negócio. Acompanhe o Garagem360 e entenda!

Por que os carros elétricos desvalorizam tanto?

Atualmente, o mercado de veículos eletrificados no Brasil vive um momento de transição e forte concorrência. A chegada de novos modelos, especialmente de marcas chinesas como BYD e GWM, aumentou a oferta e pressionou os preços para baixo. Essa “guerra de preços” impacta diretamente o valor de revenda dos modelos novos e, principalmente, dos usados.

Carros elétricos desvalorizam
Foto: Freepik

Segundo o , os elétricos 0km tiveram uma queda de 0,492% em setembro, superando a desvalorização dos carros a combustão novos (-0,150%). No entanto, a maior perda foi registrada entre os elétricos usados, que lideraram o ranking com uma queda de 0,818% no mesmo mês.

Híbridos perdem valor mais lentamente

Em contrapartida, os veículos híbridos mostram um comportamento diferente. Os modelos 0km registraram a menor queda entre todas as categorias, com apenas -0,149% de desvalorização em setembro. Isso sinaliza que o mercado percebe os híbridos como uma transição mais segura para a eletrificação, mantendo um valor de revenda mais estável.

Os híbridos usados, por sua vez, tiveram a maior queda percentual (-1,019%), mas analistas apontam uma consistência na percepção de valor desses veículos no mercado secundário.

Ranking de desvalorização em setembro de 2025

Nesse contexto, os números mostram claramente o comportamento distinto de cada segmento, o que pode criar boas oportunidades para quem está de olho em um seminovo. Veja:

  • Híbridos usados: -1,019%
  • Elétricos usados: -0,818%
  • Elétricos 0KM: -0,492%
  • Usados (a combustão): -0,477%
  • 0KM (a combustão): -0,150%
  • Híbridos 0KM: -0,149%

Oportunidade para compradores?

Apesar da má notícia para quem já tem um elétrico na garagem, a queda nos preços pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja entrar no mundo da eletrificação. A rápida evolução da tecnologia e a concorrência acirrada tornam os modelos usados mais acessíveis.

Enquanto observamos uma pressão maior sobre os preços dos usados, o que pode representar oportunidades para compradores finais, os veículos elétricos usados mostram uma recuperação interessante“, avalia Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors, em entrevista ao InfoMoney.

Você acha que a desvalorização torna o carro elétrico um mau negócio ou uma boa oportunidade de compra? Conte para a gente nos comentários!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.