Carro elétrico deverá ser maioria no mercado em pouco tempo, aponta estudo

Carro elétrico deverá ser maioria no mercado em pouco tempo, aponta estudo. Veja qual é a perspectiva para o mercado no mundo.

A crescente conscientização sobre os impactos ambientais e a busca por soluções mais sustentáveis para a mobilidade urbana estão impulsionando a demanda por carros elétricos, de modo a superarem no futuro os modelos a combustão. 

Carro elétrico será maioria no mercado

Um estudo recente da Accenture, uma das maiores consultorias de tecnologia do mundo, revela que a expectativa é de que cerca de 57% dos motoristas tenham um carro elétrico em sua garagem nos próximos dez anos. 

Essa previsão se baseia em uma pesquisa global que ouviu mais de 6.000 consumidores de carros em diversos países, incluindo Estados Unidos, China, Alemanha, França, Japão e Itália. 

Quase metade desses motoristas (47%) estão convencidos que o futuro da mobilidade será formado por veículos elétricos.

Na visão da Accenture, os fabricantes de automóveis vão precisar se concentrar nas necessidades dos consumidores de carros elétricos, que buscam soluções mais sustentáveis e eficientes. 

Segundo dados da Global EV Outlook até 2035, o volume de carros elétricos vai crescer 23% anualmente, passando dos atuais 45 milhões (número de 2023) para 250 milhões em 2030 e 525 milhões em 2035. 

Com esses números, a previsão é de que os eletrificados se tornem maioria para países que hoje utilizam outras fontes, em especial os combustíveis fósseis. 

Carros elétricos serão maioria no mundo em dez anos - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Carros elétricos serão maioria no mundo em dez anos – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

O que pode impulsionar essa mudança?

Entre os fatores que podem impulsionar essa mudança estão:

Maior consciência ambiental

A preocupação com as mudanças climáticas, assim como o nível de poluição nas grandes cidades tem levado cada vez mais pessoas a optarem por veículos elétricos por não emitirem gases poluentes. 

Incentivos governamentais

Muitos países estão incentivando a ampliação da frota de elétricos por meio de incentivos fiscais e outros benefícios para estimular a compra de carros elétricos.

Melhoria da infraestrutura

A expansão da oferta pública de carregadores está tornando a utilização de veículos elétricos mais prática e conveniente, de modo a influenciar positivamente na expansão da frota.

Modernização dos carros

Hoje já temos no mercado modelos modernos, com maior autonomia e menor tempo de carregamento. Essa tendência vai se manter nos próximos anos, tornando os eletrificados mais relevantes. 

E o Brasil?

Atualmente a frota de eletrificados brasileira é de cerca de 300 mil carros, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Número que alcançamos no primeiro semestre de 2024. 

No entanto, representa apenas 1% dos carros circulando no país. Para 2025, essa perspectiva é de aumento para 3%, segundo a consultoria Alvarez & Marsal, que também destaca que até 2028 os preços se compare ao dos carros à combustão. 

Leia também:

Carro da Xiaomi é sucesso entre endinheirados e vende feito água em pouco tempo

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA