Carro elétrico desvaloriza rápido? Dono de Hyudai Ioniq 5 já rodou 500 mil km e bateria ainda tem 90% de vida útil
Hyudai Ioniq 5: conheça a performance e o custo benefício deste modelo
Quando o assunto é carro elétrico, uma das principais dúvidas dos potenciais compradores é em relação a desvalorização do automóvel. Principalmente, quando é necessário trocar a bateria, uma vez que, em determinados veículos, o seu valor pode custar quase o mesmo preço do próprio carro.
Diante dessa realidade, Lee Young-Heum, proprietário do seu Hyundai Ioniq 5, tem chamado bastante atenção na indústria automotiva. Isso porque, ele revelou quantos quilômetros o seu carro elétrico foi capaz de percorrer. Logo abaixo, o Garagem360 revela todos os detalhes. desse resultado surpreendente Acompanhe!
Quantos KM um carro elétrico percorre?
O Hyundai Ioniq 5, que tem Lee Young-Heum como proprietário, percorreu 580 mil quilômetros em somente 2 anos e 9 meses. Para se ter uma ideia, isso equivale a uma viagem da Terra à Lua. O mais interessante é que ainda faltariam quilômetros para dar algumas voltas na órbita.
E, acredite: mesmo com essa incrível quilometragem, a bateria do veículo ainda estava com 87,7% de sua capacidade original.
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Por que a bateria do carro da Hyundai durou tanto?
A Hyundai-Kia Research Institute foi atrás desta resposta. Apesar de Lee nunca ter relatado nenhuma falha significativa no veículo, a montadora substituiu, sem custos, o propulsor elétrico e a bateria do automóvel para avaliar os elementos antigos com mais assertividade.
De acordo com a companhia, esse foi o exemplar do Ioniq 5 com a maior quilometragem já registrada.
Ademais, o proprietário do veículo elétrico usava o seu carro para rodar como vendedor itinerante e fazia quase todas as recarregadas em carregadores ágeis. O problema é que esse modelo de recarga é mais desgaste para as células da bateria.
Mesmo assim, o sistema surpreendeu com a sua resistência e colocou em xeque até as previsões mais pessimistas em relação a durabilidade de automóveis elétricos quando são usados de forma intensiva.
O que disse a Hyundai?
Conforme relatado por Yoon Dal-Young, da Hyundai, a análise é fundamental para confirmar os modelos preditivos de durabilidade da montadora.
“Quando desenvolvemos uma bateria, precisamos comparar os modelos preditivos com resultados reais. Por isso, procuramos veículos com alta quilometragem entre os clientes para análise,” explicou ele.
Em grande parte dos casos, esses testes são conduzidos com táxis, mas o Ioniq trouxe uma oportunidade incrível.
Comparações do carro elétrico com o carro a combustão
É importante destacar que, no quesito manutenção, também houve uma grande diferença para o carro a combustão. Veja só:
Caso real: Ioniq 5 após 671 mil km
Antes, com carro a gasolina:
- Troca de óleo a cada 15 dias
- Substituição frequente de peças do motor e da transmissão
- Manutenção estimada: R$ 47 mil (em 660 mil km)
- Combustível estimado: R$ 314 mil
Com o Ioniq 5 elétrico:
- Apenas itens básicos de desgaste
- Manutenção estimada: R$ 5,5 mil
- Energia elétrica estimada: R$ 196 mil
- Economia em combustível: quase R$ 120 mil
Durabilidade:
- Veículo passou dos 671 mil km
- Único problema relevante: carregador de bordo após 650 mil km
- Componente considerado como tendo “morte natural”
Agora, com um novo emprego, Lee deve rodar menos, mas seu caso já é referência no setor. Carros elétricos podem, sim, ter vida longa — e muito mais barata.
E você, como avalia a performance de um carro elétrico? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
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