Carro elétrico decepciona? Pesquisa é reveladora

Nem todo o público. Algumas pessoas que compraram carro elétrico (EV) podem voltar a ter um modelo a combustão (ICE) no futuro. É o que revela uma pesquisa S&P Global Mobility.

Em outras palavras, depois de adquirir um EV, metade dos proprietários voltariam aos tradicionais ICE como um substituto ou como o segundo veículo da família (exceto os proprietários de modelos Tesla).

Carro elétrico ainda não é unanimidade entre os compradores – Foto: Freepik

Carro elétrico decepciona?

O estudo revelou que o interesse dos consumidores na compra de um veículo elétrico reduziu para 52% em 2023 quando comparado ao mesmo período de 2021. Na ocasião, esse percentual alcançou o pico de 81%. 

Preço, infraestrutura e autonomia foram apontados como os três principais motivos pelos quais os consumidores optaram por não adquirir um modelo elétrico.

Para alguns consumidores, ter um outro carro com motor à combustão (tradicional ou mesmo o híbrido) é uma forma de contornar essas barreiras.

Ainda ainda, os obstáculos em relação aos eletrificados não é total, com muitos dos proprietários afirmando que gostariam de um ter um carro a combustão como reserva, para contornar alguma dificuldade com os elétricos.

“Os OEMs (montadoras) estão gastando enormes quantias de dinheiro para desenvolver veículos elétricos”, disse Tom Libby, diretor da S&P Global Mobility. 

“Então a última coisa que eles querem é que o proprietário de um EV volte para o carro a combustão”, ressalta. 

Tesla mantém maior fidelidade

Entre as marcas com produção e venda superiores a mil unidades até julho de 2023, a Nissan registrou a maior lealdade aos elétricos, com 63,2%, seguida da GM Chevrolet com 60,6%.

Tela Model Y é um dos mais bem aceitos pelos consumidores – Foto: Divulgação

Quando levam em consideração os modelos, somente 37,3% das famílias que possuíam um Ford Mustang Mach-E optaram por adquirir outro EV, enquanto 45,8% escolheram veículos com motores a gasolina.

A maior parte dos entrevistados, optou por modelos da Ford, tanto com motores a combustão, quanto híbridos, sugerindo que o tipo e capacidade do veículo eram mais importantes que o tipo de combustível usado.

O contraste, mesmo que baixo, se dá para os proprietários dos veículos Nissan Leaf (12,4%), que consideraram comprar outro carro elétrico no futuro e do Tesla Model Y com 14,3%. 

Além disso, a taxa de fidelidade da Tesla, que era de 51,8% em julho de 2020 passou para 76,7% em 2023.

É a maior aceitação entre os EVs. A marca de Elon Musk está a frente da concorrência com seus alto volume de eletrificados a venda, sinônimos de qualidade, autonomia e tecnologia, o que mantém seus consumidores fiéis à sua marca e a compra futura de um novo eletrificado.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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