Carro elétrico decepciona? Pesquisa é reveladora

O carro elétrico nem sempre agrada os compradores, mais precisamente 48% deles, exceto por uma marca. Saiba qual é no post.

Nem todo o público. Algumas pessoas que compraram carro elétrico (EV) podem voltar a ter um modelo a combustão (ICE) no futuro. É o que revela uma pesquisa S&P Global Mobility.

Em outras palavras, depois de adquirir um EV, metade dos proprietários voltariam aos tradicionais ICE como um substituto ou como o segundo veículo da família (exceto os proprietários de modelos Tesla).

Carro elétrico ainda não é unanimidade entre os compradores - Foto: Freepik
Carro elétrico ainda não é unanimidade entre os compradores – Foto: Freepik

Carro elétrico decepciona?

O estudo revelou que o interesse dos consumidores na compra de um veículo elétrico reduziu para 52% em 2023 quando comparado ao mesmo período de 2021. Na ocasião, esse percentual alcançou o pico de 81%. 

Preço, infraestrutura e autonomia foram apontados como os três principais motivos pelos quais os consumidores optaram por não adquirir um modelo elétrico.

Para alguns consumidores, ter um outro carro com motor à combustão (tradicional ou mesmo o híbrido) é uma forma de contornar essas barreiras.

Ainda ainda, os obstáculos em relação aos eletrificados não é total, com muitos dos proprietários afirmando que gostariam de um ter um carro a combustão como reserva, para contornar alguma dificuldade com os elétricos.

“Os OEMs (montadoras) estão gastando enormes quantias de dinheiro para desenvolver veículos elétricos”, disse Tom Libby, diretor da S&P Global Mobility. 

“Então a última coisa que eles querem é que o proprietário de um EV volte para o carro a combustão”, ressalta. 

Tesla mantém maior fidelidade

Entre as marcas com produção e venda superiores a mil unidades até julho de 2023, a Nissan registrou a maior lealdade aos elétricos, com 63,2%, seguida da GM Chevrolet com 60,6%.

Tesla Model Y, um dos mais bem aceitos pelos compradores - Foto: Divulgação
Tela Model Y é um dos mais bem aceitos pelos consumidores – Foto: Divulgação

Quando levam em consideração os modelos, somente 37,3% das famílias que possuíam um Ford Mustang Mach-E optaram por adquirir outro EV, enquanto 45,8% escolheram veículos com motores a gasolina.

A maior parte dos entrevistados, optou por modelos da Ford, tanto com motores a combustão, quanto híbridos, sugerindo que o tipo e capacidade do veículo eram mais importantes que o tipo de combustível usado.

O contraste, mesmo que baixo, se dá para os proprietários dos veículos Nissan Leaf (12,4%), que consideraram comprar outro carro elétrico no futuro e do Tesla Model Y com 14,3%. 

Além disso, a taxa de fidelidade da Tesla, que era de 51,8% em julho de 2020 passou para 76,7% em 2023.

É a maior aceitação entre os EVs. A marca de Elon Musk está a frente da concorrência com seus alto volume de eletrificados a venda, sinônimos de qualidade, autonomia e tecnologia, o que mantém seus consumidores fiéis à sua marca e a compra futura de um novo eletrificado.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA