Carro elétrico da Volvo pega fogo durante recarga; como evitar?

Carro elétrico da Volvo: veículos desse tipo têm mais chances de passarem por incêndios? O que fazer para evitar? Tire suas dúvidas!

A cena de um carro elétrico da Volvo pegando fogo chamou a atenção nas redes sociais. O caso, que aconteceu na última quarta-feira, dia 26, levanta um questionamento: como evitar esse tipo de situação? Logo abaixo, o Garagem360 traz mais detalhes. Acompanhe!

O carro elétrico tem mais chance de pegar fogo que o veículo a  combustão?

Foto: Nicole Santana - Garagem360
Foto: Nicole Santana – Garagem360

Não. Segundo a National Transportation Safety Board (NTSB), uma agência de segurança ligada ao governo dos Estados Unidos, a probabilidade do risco de incêndio de um veículo elétrico é 60 vezes menor em comparação com os carros a combustão. 

Esse levantamento levou em consideração o mercado americano. Segundo a análise, para cada 100 mil carros elétricos, somente 25 incêndios foram registrados em 2023. Já para os automóveis a combustão, a incidência total foi de 1.530 para cada 100 mil.

Leia também:

Por que é mais difícil conter o fogo do carro elétrico?

A bateria de um carro elétrico libera mais de 100 substâncias tóxicas durante um incêndio. Entre elas, gás carbônico, cianeto e até metais pesados. Outro desafio é que o fogo forma uma espécie de “efeito dominó” nos módulos da bateria. Como resultado, cria um cenário de combustões longas e subsequentes. 

Como evitar incêndios nos carros elétricos?

Song Pro - Foto: Nicole Santana - Garagem360
Song Pro – Foto: Nicole Santana – Garagem360

As baterias anti-chamas são uma maneira inteligente de prevenir incêndios em carros elétricos. Elas já existem no mercado brasileiro. Um dos veículos que contém esse recurso é o Song Pro. Na sua bateria do tipo Blade, as células têm superfícies mais largas. Além disso, oferecem uma baixa liberação de calor. 

Nessas baterias, o seu conjunto contribui para a dissipação de altas temperaturas. Em paralelo, mitiga a combustão do módulo. Além disso, o formato retangular e o plano da bateria ajudam no resfriamento da bateria. 

Uma vez que você já sabe como evitar incêndios em carros elétricos, como da Volvo, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente. 

Leia também: Denza B5: SUV híbrido de luxo da BYD desembarca no Brasil

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo