Carro elétrico com mais de 700 km de alcance? Conheça o sedã chinês

Poucas marcas apostam tanto no mercado brasileiro quanto as chinesas. Enquanto algumas tradicionais levam mais tempo para lançar modelos, marcas como a Chery apostam forte em sua presença no mercado nacional.

Prova disso é o novo sedã chinês que nem tinha sido lançado mundialmente, mas seus registros já haviam sido antecipados no Brasil. 

Exeed Sterra
Exeed Sterra ES é o SUV chinês com autonomia de 700 km, mas será que chega ao Brasil? Foto: Divulgação

Exeed Sterra ES – o sedã chinês com autonomia de 720 km

A Chery conta com diferentes submarcas. Entre elas a divisão de luxo Exeed e agora a submarca Sterra, que acabou levando também o nome Exeed. Um dos primeiros lançamentos desse braço é o carro elétrico Exeed Sterra ES

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Antes da apresentação, o sedã foi chamado de E03 e seu visual acabou chegando ao público antecipadamente pelas patentes registradas no INPI (Instituto Nacional Da Propriedade Industrial).

E é um dos grandes, com 4,945 m de comprimento, 1,978 m de largura, 1,467 m de altura e 3,00 m de entre-eixos. O design conta uma dianteira elevada formada por linhas fluidas. 

Já no interior, as linhas são mais retas, com destaque para o amplo console, o volante revestido de couro, a central multimídia de quase 16 polegadas e um painel de instrumentos LCD de 12,3 polegadas.

O sistema operacional fica por conta da Huawei, o Harmony OS.

Exeed Sterra
Interior Exeed Sterra. Foto: Divulgação

Um carro, diferentes motorizações

O modelo surpreende por seu design moderno, conforto e elegância característico dos modelos de linha premium, mas este também chama bastante a atenção pela autonomia. 

A princípio, o comprador vai poder escolher entre três opções:  60 kWh, 80 kWh e 100 kWh, com autonomia que varia entre 500 km a 720 km. 

Quanto à motorização, também varia de acordo com a bateria:

  • motor de 230 kW com bateria de fosfato de manganês e ferro de lítio da CATL – 313 cv de potência
  • motor de 185 kW, acoplado a uma bateria Blade da BYD, capaz de gerar 252 cv
  • motor de 230 kW com bateria de fosfato de ferro e lítio da CATL – 313 cv
  • 2 motores 123 kW + 230 kW, com baterias ternárias de lítio + ferro. manganês fosfato de lítio da CATL.

De acordo com a marca chinesa, o modelo conta com uma plataforma de carregamento rápido, que permite rodar 150 km com carregamento de apenas 5 minutos. A princípio, o consumo de energia é de somente 11,7 kWh.

Apesar da documentação, ainda não se sabe quando o sedã de luxo chega ao Brasil, mas possivelmente deve ser em 2023 para competir com o BYD Seal.

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Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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