Carro elétrico com câmbio manual? É o que planeja a Toyota
Conheça os projetos da montadora japonesa, Toyota, para desenvolver um carro elétrico com câmbio manual através do controlador de torque.
A Toyota está com planos de desenvolver carros elétricos com câmbio manual. A informação foi revelada através das patentes registradas da montadora. Os documentos revelam alguns detalhes sobre quais os próximos passos a marca deseja seguir, veja!
Toyota registra patentes de carros elétricos com câmbio manual
A Toyota segue firme no desenvolvimento de novos projetos que visam a popularização dos carros elétricos, seja a través de baterias mais econômicas, bem como no desenvolvimento de sistemas que podem deixar o modelo mais parecido com os carros a combustão, o que pode agradar o público.
Nesse caso, a marca desenvolve projetos de um carro elétrico com transmissão manual, porém, diferente dos modelos de propulsão elétrica desenvolvidos pela Audi, para o E-Tron GT, e a Porsche para o Taycan, que possuem mais de uma marcha.
Dessa forma, a montadora japonesa registrou patentes de modelos elétricos com transmissão manual que usam um sistema de controle de torque. A estratégia da marca está ligada ao desenvolvimento de modelos zero emissão de carbono que se assemelham com os veículos a combustão.
A informação foi revelada pelo BZ Forums, que afirmou descobrir as patentes registradas junto ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos.
Sobre o documento, ele conta com a assinatura de sete engenheiros de desenvolvimento da marca, que estão trabalhando para desenvolver uma espécie de controlador capaz de alterar o torque do veículo elétrico em questão.
Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!
Carro elétrico com câmbio manual da Toyota usará um sistema de controle de torque
“O controlador do veículo elétrico é configurado para controlar o torque do motor elétrico usando um modelo baseado em câmbio manual com base na intensidade de operação do pedal do acelerador, a intensidade do pedal da pseudo-embreagem e a posição de deslocamento do pseudo-calibrador usado pela operação do atuador da força de reação.” Explica a marca em um dos trechos da patente.
Dessa forma, fica evidente que na realidade, esse controlador funcionaria de forma diferente de uma transmissão manual convencional. Afinal eles estarão presentes apenas para simular o desenvolvimento parecido com o de um carro manual, porém, não são necessários para a efetivação do controle de torque.
Ainda de acordo com os registros das patentes, a marca explica que o controlador de torque do carro elétrico é configurado de forma a “dosar” a entrega de força de reação de deslocamento, o que simularia a troca de marchas manuais.
“O controlador é configurado para armazenar a característica da força de reação de deslocamento simulando a característica dessa força de acordo com a operação do acionador de deslocamento. Em seguida, o controlador é configurado para dosar a entrega da força de reação de deslocamento pelo gerador de acordo com a operação do pseudo-calibrador, usando o perfil força de reação de deslocamento armazenada”. continua a explicação da montadora.
Com informações da Toyota e do CanalTech
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.