Automóvel derrete na Itália
Fato ocorreu com um Renault Megane Grand Tour
Parece ficção, mas não é. Um cinegrafista amador flagrou o momento em que um Renault Magane Grand Tour literalmente começou a derreter após dias de exposição às altas temperaturas do verão italiano na cidade de Caorle, ao norte daquele país.
É possível ver na gravação que o calor gerado causa danos ao pára-choque traseiro, às lanternas e aos frisos laterais. Segundo o site do tabloide britânico Daily Mail, já fazia alguns dias que o veículo estaria estacionado no mesmo local.
https://www.youtube.com/watch?v=JMjjPmEB8EQ
Procurada pela reportagem do Garagem 360, a Renault do Brasil afirmou que não é possível avaliar as condições do carro, das peças, do local e a possibilidade de fatores extremos que poderiam intensificar os raios solares. A montadora também levantou suspeitas sobre a originalidade das peças do veículo.
Por meio de seu departamento de comunicação, ela ressaltou que os automóveis passam por testes de resistência em condições extremas – no Brasil, geralmente são realizados no interior do estado do Piauí em pleno verão e na região de Campos do Jordão, no interior de São Paulo, no inverno.
Repeteco
Essa não é a primeira vez que um carro derretendo torna-se notícia. Em 2013, o inglês Martin Lindsay deparou-se com seu Jaguar XJ também em estado de decomposição em Londres, na Inglaterra. Segundo ele, a lateral e itens como o retrovisor e o emblema do carro ficaram danificados.
Na ocasião, no entanto, a conclusão a que se chegou foi que o veículo começou a derreter por conta dos raios solares refletidos em um arranha-céu recém construído na capital inglesa. Conhecido como “walkie talkie”, o prédio tem formato côncavo e fachada composta por janelas com vidros espelhados.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.