Carro demorando para pegar? 4 vilões, da bateria fraca à bomba de combustível
Seu carro está demorando para pegar? O problema pode ser a bateria (simples) ou a bomba (caro). Entenda os sinais de alerta
Se deparar com o carro demorando para pegar é um sinal clássico de que uma dor de cabeça (e um gasto imprevisto) está vindo. Aquele “nhém-nhém-nhém” do motor de manhã cedo pode indicar que uma peça importante está falhando. Por isso, o Garagem360 vai te mostrar alguns sinais de alerta. Confira!
Por que o carro demorando para pegar é um aviso sério?
Esse problema é um dos mais comuns na vida do motorista. Geralmente, ele acontece porque o motor precisa de três coisas para ligar: energia elétrica, faísca e combustível. Se um desses três falha, a partida fica lenta ou nem acontece.

O perigo é o carro não ligar em um momento crucial. Você pode ficar na rua. O problema quase sempre piora nos dias frios. A seguir, o Garagem360 mostra os 4 vilões mais comuns, do mais simples ao mais caro. Bora lá?
1. Bateria fraca ou no fim da vida
Esta é a causa número um. A bateria é o coração elétrico do carro, responsável por dar força para o motor de arranque (o próximo da lista) girar o motor. Então, quando a bateria está fraca, a partida fica “pesada”.
Você vira a chave e o motor gira devagar (o famoso “nhém… nhém… nhém…”). As luzes do painel podem até piscar ou apagar na hora da partida. Fabricantes de baterias lembram que a vida útil média da peça fica entre 2 e 3 anos.
2. Falta de ‘fogo’: velas e cabos de ignição
Aqui, o motor até gira rápido, mas o carro não “pega”. O motor de arranque vira, mas o carro não liga. Isso pode ser culpa do sistema de ignição.
As velas são responsáveis pela faísca que queima o combustível. Então, se elas estão sujas ou gastas, a faísca é fraca. O carro “afoga” ou demora muito para conseguir ligar. É uma manutenção preventiva relativamente barata que muitos ignoram.
3. Motor de arranque (partida)
Esse sintoma é bem diferente. Você vira a chave e ouve apenas um “clique” (um “tec”) e nada acontece. O motor nem gira. As luzes do painel acendem normal, mas o carro fica mudo. Esse é o sinal clássico do motor de arranque.

Ele pode estar com as “escovas” gastas ou com o “automático” travado. É um conserto mais caro, pois exige a retirada da peça.
4. Motor ‘morrendo’ de fome: bomba de combustível
Enfim, a bomba de combustível é o último dos vilões principais. Ela fica dentro do tanque e manda a gasolina ou etanol para os bicos injetores. Se a bomba está fraca, ela não consegue mandar combustível com pressão suficiente na hora da partida. Assim, o carro demora para pegar, principalmente de manhã (primeira partida).
Outros sinais de bomba fraca são:
- Carro engasgando em subidas;
- Perda de potência ao acelerar forte;
- O motor ameça morrer na marcha lenta.
Além disso, manter o em dia ajuda a proteger a bomba.
Não espere o carro parar de vez. Se a partida está lenta, leve a um mecânico de confiança para um diagnóstico. A bateria é o mais provável, mas é melhor ter certeza.
O seu carro já sofreu com esse problema? Era a bateria ou algo pior? Conte para a gente nos comentários!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.