Carro de corrida elétrico está em exposição em SP; veja onde visitá-lo
Carro de corrida elétrico estará em exposição em São Paulo; confira quando e onde será possível conhecer o modelo.
O GEN3, carro elétrico que participa da São Paulo E-Prix 2023, será exibido na Avenida Paulista entre os dias 3 e 6 de março. A exposição é fruto de uma parceria entre a Enel Brasil e a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Quem quiser ver de perto esta máquina basta ir até o prédio da Fiesp (Avenida Paulista 1313) das 8h às 19h.
GEN3, o carro de corrida elétrico da terceira geração da Fórmula E
O intuito da exposição é promover a São Paulo E-Prix 2023, que ocorre em 25 de março no Sambódromo de São Paulo (Anhembi). Esta é a primeira vez que o país recebe uma prova da Formula E, principal categoria de carros elétricos do automobilismo mundial.
A organizadora da competição é a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a Enel Brasil participa como parceira oficial do evento.
“No Brasil e no mundo, a Enel tem o forte compromisso de combater as mudanças climáticas. Acreditamos que a mobilidade elétrica é um caminho fundamental para construirmos cidades mais sustentáveis e inteligentes. Por isso, entendemos que o apoio à Formula E é bem mais do que o incentivo a um evento esportivo. Estamos reafirmando nosso posicionamento como parceiros de toda a sociedade na jornada de transição energética”, afirma Janaína Vilella, diretora de Comunicação da Enel no Brasil.
A Formula E
A Formula E é a segunda prova de automobilismo mais popular do mundo, pois perde apenas para a Fórmula 1. Foi criada em 2014 e para a temporada terá 11 equipes e 22 pilotos.
O EPRIX de São Paulo, que ocorrerá dia 25 de março, será o quinto da temporada, iniciada em 17 de janeiro. Dois brasileiros participam da competição: Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara.
O GEN3
A novidade da temporada é a nova geração dos carros, sem dúvidas, mais rápidos. O GEN3 é o mais leve, bem como o mais potente e rápido da história do automobilismo.
As melhorias no motor e freios fizeram do GEN3 até 14% mais rápido que o antecessor, o GEN12. Em outras palavras, o carro pode ultrapassar a velocidade máxima de 320 km/h. Um dos motivos é o peso, já que o modelo é equipado com freios hidráulicos na parte da frente, bem como uma bateria menor. Como resultado, o carro “perdeu” cerca de 60 quilos em relação ao GEN2.
A nova geração chega a ser 40% mais potente que a anterior, sobretudo pela maior potência entre o eixo traseiro e o motor de tração. Também é mais sustentável, pois entre as mudanças estão biometrias, borrachas sustentáveis nos pneus e reciclagem das baterias.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.