Carro da Xiaomi: empresa de celulares pode lançar carro elétrico para 2022
De acordo com informações, o carro da Xiaomi terá os primeiros detalhes revelados ainda em 2022, veja os detalhes.
A Xiaomi é uma das empresas de tecnologia que desenvolve protótipos de modelos para atuar no mercado automotivo. De acordo com informações, o carro da Xiaomi terá os primeiros detalhes revelados ainda em 2022, entenda.
Carro da Xiaomi com propulsor elétrico deve ser exibido ainda em 2022
A marca de tecnologia chinesa Xiaomi é uma das gigantes do setor que desenvolve produtos para iniciar a atuação do mercado automotivo. A empresa havia confirmado o inicio do desenvolvimento do modelo em março de 2021.
No entanto, é válido destacar que de acordo com as próprias projeções da empresa, o veículo só será lançado de forma oficial em meados de 2024.
De acordo com a declaração do gerente geral da filial da marca em Pequim-Tianjin, Luo Baojun, feita ao portal chinês My Drivers, os primeiros detalhes do modelo serão revelados durante o terceiro trimestre desse ano. Ou seja, entre os meses de julho e setembro.
Por hora, ainda não há quaisquer informações do que devemos esperar do modelo. Porém, o gerente ainda afirmou que o protótipo já possui avanços significativos de desenvolvimento.
Além disso, o portal GizChina também afirmou que a Xiaomi busca por parceiros estratégicos para acelerar o desenvolvimento do veículo elétrico.
Investimentos de US$ 10 bilhões
Durante o anúncio sobre o desenvolvimento de seu primeiro carro elétrico em março de 2021, a Xiaomi revelou o investimento de cerca de US$ 10 bilhões em sua divisão de carros elétricos.
Na ocasião do anúncio oficial, Lei Jun se apresentou como o responsável por desenvolver todo o projeto. A equipe já conta com cerca de 500 participantes focados no desenvolvimento do modelo.
Além disso, a Xiaomi espera desenvolver uma fábrica com capacidade de produção de até 300 mil veículos elétricos por ano, após o lançamento.
O que esperar do carro elétrico da Xiaomi?
Conforme citato, não há ainda informações sobre o modelo. No entanto, é possível prever algumas características, como a inclusão de muita tecnologia embarcada, seja para a conectividade, bem como para a segurança.
A marca deve apostar na mesma estratégia que a Apple utilizará em seus veículos, onde o modelo será capaz de entregar todas as funcionalidades do smartphone ao veículo.
Inserção das empresas de tecnologia no setor automotivo
Não é de hoje que as empresas de tecnologias estão interessadas em desenvolver produtos para o mercado automotivo que vão muito além de sistemas de conectividade. A Apple é outro exemplo de marca que quer concorrer no segmento.
A gigante tecnológica espera lançar o seu próprio veículo por volta de 2025. Trata-se de um modelo muito aguardado pelos fãs da empresa que depositam expectativas bem elevadas em relação ao Projeto Titan, nome dado ao desenvolvimento do novo veículo da marca da maçã.
O modelo não é um projeto recente da empresa, pelo contrário, há anos a Apple busca desenvolver o novo veículo.
Meses atrás já reportamos inclusive, como a marca havia recrutado cerca de cinco mil pessoas para atuar ativamente no desenvolvimento do projeto, que é estudado desde 2015.
Com informações: My Drivers, GizChina
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.