Carro da Tesla circula com Apple CarPlay modificado; saiba mais
O sonho de muitos é poder usar o Apple CarPlay em seus Teslas. E um polonês conseguiu instalar o sistema em um carro da Tesla. Veja mais!
A Tesla possui uma verdadeira legião de fãs espalhados pelo mundo inteiro. Isso não é novidade para ninguém. Afinal, estamos falando de uma marca que produz carros que possui diversas tecnologias. Mas existe uma tecnologia bastante presente em outros modelos que não está presente nos carros da fabricante : a conectividade por meio do Apple CarPlay. Apenas uma pessoa conseguiu este feito. Veja a história do polonês conseguiu instalar o sistema em um carro da Tesla.
Carro da Tesla circula com Apple CarPlay modificado; saiba mais
Antes de falar desta história interessante é importante ressaltar que os modelos da empresa de Elon Musk não possuem conectividade com este serviço. No caso, os carros estão equipados com um sistema de infoentretenimento próprio. Lembrando que a maioria dos modelos produzidos hoje em dia já saem com o Apple CarPlay e com o Android Auto. Inclusive sem a necessidade de fios.
Steering wheel controls + current state of #teslaCarPlay on video. Next step is to improve Wi-Fi connection, the stream is 2x smoother when viewed on my laptop pic.twitter.com/0wFFUQQPkx
— Michał Gapiński (@mikegapinski) January 14, 2022
Mas uma pessoa parece ter conseguido usar o sistema da Apple em um carro da Tesla. De acordo com o site especializado em tecnologia 9to5mac, o responsável por isso foi um desenvolvedor da Polônia chamado Michal Gapinski. Ele publicou em sua conta no Twitter um vídeo mostrando o sistema operando na tela de 15 polegadas de seu Tesla Model 3. Na ocasião, ele estava usando o serviço de streaming Apple Music.
O seu perfil ainda traz outras fotos e vídeos sobre este sistema – inclusive usando o aplicativo de mapas. E você deve estar se perguntando: como ele conseguiu fazer isso? Gapinski realizou o sonho de muitos clientes da fabricante norte-americana usando um software chamado de Raspberry Pi.
No caso, esta placa estava executando uma versão customizada do sistema operacional Android (do Google). Para navegar, ele usou um mouse conectado ao Raspberry Pi. Enquanto isso, no vídeo acima, o desenvolvedor usou os botões no volante do veículo para controlar o Apple CarPlay. Não podemos nos esquecer que ele usou um modem LTE e internet WI-FI. Aliás, o próximo passo do polonês é melhorar a conexão do WI-FI.
Quase milhão de unidades vendidas
Os carros da Tesla não possuem o sistema de conectividade com o Apple CarPlay, mas eles são bem queridos pelo público. E os números da empresa impressionam. De acordo com um balanço divulgado pela própria empresa no começo deste mês, a marca teve 936.172 unidades entregues durante todo o ano de 2021. Um crescimento impressionante de 87% com relação ao ano anterior.
E o Model 3 está entre os carros mais populares. Juntando suas vendas com as do seu irmão Model X, foram vendidas 911.208 unidades. Aliás, este sedã faz bastante sucesso no continente europeu. Por lá, ele é um dos carros elétricos mais vendidos. De acordo com os números da Jato Dynamics, o modelo teve 113.397 unidades vendidas entre os meses de janeiro e novembro.
Ele está na frente de modelos de marcas mais tradicionais, como o VW ID.3 e o Renault Zoe. O Tesla Model 3 foi lançado no ano de 2017. A potência dos motores e a autonomia depende muito da versão escolhida. Ela pode ser de 287 cv, 351 cv e 456 cv. O mesmo acontece com a autonomia.
Com informações de 9to5mac
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.