Carro da Fiat foi o modelo 0KM com maior aumento em abril
Segundo dados revelados pelo Monitor de Variação de Preços feito pela KBB, o Fiat Uno passou por um reajuste de 4,39% no mês de abril
A Fiat vive um bom momento no Brasil. De acordo com os dados divulgados pela Fenabrave em abril, Strada, Toro e Mobi dominam o mercado de veículos 0km. Porém, nem tudo são flores. Um estudo divulgado pela Kelley Blue Book (KBB Brasil), empresa especializada em preços de carros, aponta que a Fiat Uno é o líder no ranking de veículos que passaram alterações em seus preços. Além disso, a marca foi a que mais passou por reajustes de preços no mês passado.
Carro da Fiat foi o modelo 0KM com maior aumento em abril
Esses dados fazem parte do 13º Monitor de Variação de Preços. Para elaborá-lo, a KBB usa em conta os preços de carros novos, usados e seminovos.
De acordo com o relatório, os valores do Fiat Uno passaram por um reajuste de 4,39% durante os 30 dias do último mês. Mas o futuro do modelo é incerto por aqui. Na linha 2022, o compacto está sendo oferecido em uma versão. Custando a partir de R$ 56.190, ele vem com o propulsor Fire 1.0 8v, que pode gerar uma potência máxima de 75 cv. Seus números de vendas também são pouco animadores.
Além disso, outros três veículos da fabricante, que possui uma fábrica localizada em Betim-SP, aparecem no top 5. A Toro, que passou por uma reestilização recentemente, está na terceira posição (2,44%). Já a dupla Cronos (2,71 %) e Argo (2,52%) também estão entre os cinco primeiros colocados. O Grand Siena também aparece na lista.
Por conta disso, ela lidera a classificação entre as fabricantes com 2,04 %.
Outra marca do Grupo FCA, a Jeep, possui a quarta maior taxa de reajustes (1,85%). Seu carro mais vendido, o Renegade, é também o que tem a maior porcentagem.
Renault na segunda posição
A Renault também passou por mudanças de preços. Segundo o MVP, 1,96% dos preços foram reajustados. No ranking de marcas, ela aparece na segunda posição. Mercedes-Benz e Honda completam o ranking.
Enquanto isso, entre os veículos com maiores reajustes, o Sandero apresentou um aumento de 3,16% e é o “intruso” Enquanto isso, Logan (2,36%) e Duster (2,04%) também aparecem no top 10.
Reajustes acima da média geral
Anteriormente, a KBB já tinha divulgado uma tabela com as médias gerais dos reajustes de preços de veículos novos em abril. Segundo ele, o aumento foi de 0,22%. Esses valores foram menores que o mês de março (1,87%).
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.