Carro-conceito da Volvo antecipa visual do novo XC90

Carro-conceito da Volvo antecipa visual do novo XC90, além de tecnologias. Veja o que já podemos saber sobre o futuro 100% elétrico da marca !

Com lançamento previsto para 2022, o XC90 tem partes do seu visual e tecnologias reveladas, com a apresentação do carro-conceito da Volvo, o Concept Recharge.

Confira o que já podemos saber sobre o elétrico XC90.

Volvo Concept Recharge (Foto: Divulgação / Volvo)

Carro-conceito da Volvo dá pista do XC90

Como forma de antecipar o que podemos esperar no novo XC90, a Volvo apresenta o seu carro-conceito. Por exemplo, com rodas de grande diâmetro e portas traseiras que abrem em sentido oposto.

Além disso, o Concept Recharge Volvo surge com uma evolução da atual linguagem de design da Volvo. Isso porque aparece com a manutenção dos faróis com luzes em forma de “martelo de Thor”. Ainda, lanternas verticais em formato de “L”.

Dessa forma, de acordo com a Volvo, com inspiração na ideia: “menos, mas melhor”.

O carro-conceito ainda exibe para-choque integrado à grade fechada. No caso, devido à propulsão 100% elétrica, assim como deve ser no novo XC90.

O protótipo aparece, também, com câmeras ao invés dos tradicionais retrovisores. Além disso, radar e sensor LiDar acima do para-brisa.

Enquanto isso, o carro-conceito (que dá pistas do novo XC90), tem o teto na cor preta.

Mais espaço interno é outra novidade antecipada. Para ser projetado de forma 100% elétrica, o novo XC90 deve seguir as pistas do carro-conceito, que não necessita de espaço para o motor à combustão. Dessa forma, permitindo maior espaço entre eixos e melhor acomodação da bateria no assoalho.

Volvo Concept Recharge. (Foto: Divulgação / Volvo)

Central multimídia com tela vertical flutuante

Na parte interna, o destaque fica por conta do conceito futurista do XC90 100% elétrico. No caso, uma central multimídia com tela vertical flutuante de 15”. Assim, prometendo ser a parte central do novo sistema de infoentretenimento – desenvolvido em parceria com o Google e a NVIDIA.

Já o quadro de instrumentos surge no carro-conceito com tela widescreen colorida. Assim, com alta resolução e exibição de mapas de navegação.

Vale ressaltar que o novo XC90 100 % elétrico será desenvolvido na plataforma SPA2. A base se trata de uma evolução da arquitetura SPA usada nos atuais XC60, XC90, S60, S90, V60 e V90.

O novo elétrico Volvo também estreará um supercomputador com inteligência artificial. Com isso, permitindo o aprimoramento dos recursos de condução semiautônoma e a consequente prevenção de acidentes.

O sistema, por exemplo, incluirá sensores de última geração. Por exemplo, dotados com a tecnologia LiDAR – da empresa Luminar. Além do módulo NVIDIA Drive Orin.

Volvo Concept Recharge. (Foto: Divulgação / Volvo)

 

Fique por dentro das inovações do setor automotivo, aqui no Garagem360

Baterias: autonomia de 1.000 km

E mais. A Volvo aposta no seu 100% elétrico com baterias para até 1.000 km de autonomia. Para isso, a empresa já investe no desenvolvimento e na construção de uma fábrica própria de baterias em parceria com a sueca Northvolt.

Além disso, de acordo com a Volvo, o plano é aumentar ainda mais a densidade de energia em suas células de bateria. No caso, em até 50%, ao compararmos com o que existe hoje no mercado automotivo.

Volvo Concept Recharge. (Foto: Divulgação / Volvo)

“Nosso Concept Recharge representa um manifesto para o futuro totalmente elétrico da Volvo Cars, bem como um novo tipo de veículo”, diz o chefe de design da Volvo, Robin Page. “Apresenta proporções novas e modernas que vão de mãos dadas com maior versatilidade e mostra o que a tecnologia pode possibilitar em termos de design”, conclui Page.

“Dentro do carro-conceito Concept Recharge, criamos uma verdadeira sensação de sala de estar escandinava”, continua o chefe de design. “O interior integra nossa mais recente tecnologia de experiência do usuário com materiais bonitos. Além de sustentáveis ​​e naturais”, fala Page.

Volvo Concept Recharge. (Foto: Divulgação / Volvo)

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile