Carro-conceito da Volvo antecipa visual do novo XC90

Carro-conceito da Volvo antecipa visual do novo XC90, além de tecnologias. Veja o que já podemos saber sobre o futuro 100% elétrico da marca !

Com lançamento previsto para 2022, o XC90 tem partes do seu visual e tecnologias reveladas, com a apresentação do carro-conceito da Volvo, o Concept Recharge.

Confira o que já podemos saber sobre o elétrico XC90.

Volvo Concept Recharge (Foto: Divulgação / Volvo)

Carro-conceito da Volvo dá pista do XC90

Como forma de antecipar o que podemos esperar no novo XC90, a Volvo apresenta o seu carro-conceito. Por exemplo, com rodas de grande diâmetro e portas traseiras que abrem em sentido oposto.

Além disso, o Concept Recharge Volvo surge com uma evolução da atual linguagem de design da Volvo. Isso porque aparece com a manutenção dos faróis com luzes em forma de “martelo de Thor”. Ainda, lanternas verticais em formato de “L”.

Dessa forma, de acordo com a Volvo, com inspiração na ideia: “menos, mas melhor”.

O carro-conceito ainda exibe para-choque integrado à grade fechada. No caso, devido à propulsão 100% elétrica, assim como deve ser no novo XC90.

O protótipo aparece, também, com câmeras ao invés dos tradicionais retrovisores. Além disso, radar e sensor LiDar acima do para-brisa.

Enquanto isso, o carro-conceito (que dá pistas do novo XC90), tem o teto na cor preta.

Mais espaço interno é outra novidade antecipada. Para ser projetado de forma 100% elétrica, o novo XC90 deve seguir as pistas do carro-conceito, que não necessita de espaço para o motor à combustão. Dessa forma, permitindo maior espaço entre eixos e melhor acomodação da bateria no assoalho.

carro-conceito da Volvo

Volvo Concept Recharge. (Foto: Divulgação / Volvo)

Central multimídia com tela vertical flutuante

Na parte interna, o destaque fica por conta do conceito futurista do XC90 100% elétrico. No caso, uma central multimídia com tela vertical flutuante de 15”. Assim, prometendo ser a parte central do novo sistema de infoentretenimento – desenvolvido em parceria com o Google e a NVIDIA.

Já o quadro de instrumentos surge no carro-conceito com tela widescreen colorida. Assim, com alta resolução e exibição de mapas de navegação.

Vale ressaltar que o novo XC90 100 % elétrico será desenvolvido na plataforma SPA2. A base se trata de uma evolução da arquitetura SPA usada nos atuais XC60, XC90, S60, S90, V60 e V90.

O novo elétrico Volvo também estreará um supercomputador com inteligência artificial. Com isso, permitindo o aprimoramento dos recursos de condução semiautônoma e a consequente prevenção de acidentes.

O sistema, por exemplo, incluirá sensores de última geração. Por exemplo, dotados com a tecnologia LiDAR – da empresa Luminar. Além do módulo NVIDIA Drive Orin.

Volvo Concept Recharge. (Foto: Divulgação / Volvo)

 

Fique por dentro das inovações do setor automotivo, aqui no Garagem360

Baterias: autonomia de 1.000 km

E mais. A Volvo aposta no seu 100% elétrico com baterias para até 1.000 km de autonomia. Para isso, a empresa já investe no desenvolvimento e na construção de uma fábrica própria de baterias em parceria com a sueca Northvolt.

Além disso, de acordo com a Volvo, o plano é aumentar ainda mais a densidade de energia em suas células de bateria. No caso, em até 50%, ao compararmos com o que existe hoje no mercado automotivo.

carro-conceito da volvo

Volvo Concept Recharge. (Foto: Divulgação / Volvo)

“Nosso Concept Recharge representa um manifesto para o futuro totalmente elétrico da Volvo Cars, bem como um novo tipo de veículo”, diz o chefe de design da Volvo, Robin Page. “Apresenta proporções novas e modernas que vão de mãos dadas com maior versatilidade e mostra o que a tecnologia pode possibilitar em termos de design”, conclui Page.

“Dentro do carro-conceito Concept Recharge, criamos uma verdadeira sensação de sala de estar escandinava”, continua o chefe de design. “O interior integra nossa mais recente tecnologia de experiência do usuário com materiais bonitos. Além de sustentáveis ​​e naturais”, fala Page.

Volvo Concept Recharge. (Foto: Divulgação / Volvo)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA