Carro com sistema autônomo do Google causa primeiro acidente
Durante testes na Califórnia (EUA), veículo colidiu com um ônibus quando tentava mudar de faixa
Durante testes de condução autônoma, um dos veículos do Google acabou se envolvendo em um acidente. Ao tentar mudar de pista, o Lexus RX450h colidiu lateralmente com um ônibus na cidade de Montain View, na Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo dados da empresa, esse foi o primeiro acidente ligado ao funcionamento do sistema do carro, já que os outros foram causados por erros humanos.
A batida ocorreu em 14 de fevereiro, mas só foi registrada nove dias depois. De acordo com o relatório, o automóvel autônomo tentou mudar de pista para desviar de alguns sacos de areia. Na hora da manobra, seu sistema e o condutor que estava a bordo acreditaram que o ônibus iria reduzir a velocidade para deixá-lo entrar na faixa, o que não aconteceu.
O transporte coletivo estava a 15 milhas por hora (aproximadamente 24 km/h), e colidiu com o veículo do Google que andava a cerca de 3 km/h. O impacto causou danos no para-choque frontal esquerdo e na roda da frente do Lexus. Um dos sensores laterais também foi danificado, mas ninguém ficou ferido.
No relatório mensal de fevereiro, o Google afirma que está estudando o acidente e suas variáveis em um simulador, e que irá aperfeiçoar o software. A empresa ainda diz que seus modelos autônomos irão entender melhor os ônibus e os veículos mais largos que são menos propensos a reduzir a velocidade para passagens.