Carro clássico da Jaguar ganha versão restaurada com quase 300 cv
O Jaguar E-Type é, talvez, o carro clássico mais icônico da marca inglesa. Lançado em 1961, ele marcou época com seu design cheio de curvas um longo capô.
O Jaguar E-Type é, talvez, o carro clássico mais icônico da marca inglesa. Lançado em 1961, ele marcou época com seu design cheio de curvas e que destacava o longo capô. Debaixo dele sempre havia um motor de 12 cilindros em V. Ele ficou em linha até 1975 e, desde então, se tornou um dos modelos mais desejados entre os colecionadores.
A empresa E-Type UK foi fundada em 2008 na Inglaterra por entusiastas do esportivo. Porém, em vez de ser apenas uma restauradora, a oficina realiza melhorias e modernizações no ícone inglês. O último projeto da empresa é um Jaguar E-Type 1974 que foi feito sob medida para um cliente.
Carro clássico recriado
Para transformar o cupê em um modelo único, a preparadora fez um trabalho especial no motor. Se o V12 original tinha 5,3l, neste exemplar ele teve o volume aumentado para 6,1l. Com isso, a potência foi de 254 cv para 288 cv.
O propulsor foi totalmente reconstruído e retrabalhado para atingir essa cavalaria. Os carburadores Stromberg foram substituídos por um sistema de injeção. Além do motor, o câmbio também foi trocado por um de cinco marchas feito em alumínio. O sistema de freios também precisou ser refeito e agora conta com discos ventilados de corrida na dianteira.
LEIA MAIS: Galeria: confira os carros clássicos mais amados do Brasil
Maior coleção de clássicos Ford do mundo é leiloada por R$ 27 milhões
Por dentro, o E-Type modernizado recebeu acabamento em couro. As bases dos bancos foram abaixadas para melhorar a posição de guiar. Os assentos também foram melhorados e agora contam até com aquecimento.
Como a maioria dos carros atuais, há ar-condicionado e sistema de som com conexão Bluetooth e entrada para iPod. Apesar de ser um aparelho moderno, o visual é retrô e combina com o interior dos anos 1970. Para dar a partida, nada de girar a chave. O esportivo foi equipado com partida por botão, que também fica no console central.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.