Carro autônomo passa por abordagem policial e tenta fuga; entenda o caso
Entenda o caso do carro autônomo da Cruise que tentou fugir de uma abordagem policial em San Frecisco, nos EUA.
A autonomia veicular e o nível de tecnologia e segurança embarcada que ela oferece é bem polêmico e divide opiniões. O tema ganhou força a partir do momento que um GM Bolt da Cruise foi registrado tentando “fugir” de uma abordagem policial, entenda o caso, do carro autônomo.
O carro autônomo abordado nos EUA tentou fugir?
Os carros autônomos ainda dividem opiniões de muitos condutores, afinal, deixar a segurança humana sob o controle de uma máquina realmente diminui os riscos de acidentes?
A desconfiança se dá pelos casos reportados de acidentes, com os veículos da Tesla, por exemplo. Porém, a cada novo período, novos testes acontecem para confirmar a eficiência da tecnologia.
Atualmente em algumas cidades dos Estados Unidos, o carro autônomo já é usado para realizar entrega de delivery, bem como oferecer o serviço de viagem aos passageiros.
Ainda sobre o tema, uma cena um tanto quanto cômica ganhou as redes sociais na última semana.
Através das imagens é possível conferir um policial abordando um carro da empresa de veículos autônomos Cruise, um Chevrolet Bolt. No caso, a justificativa da abordagem era a falta do farol ligado.
No entanto, para surpresa dos ali presentes, o carro andou sozinho, atravessou o cruzamento e parou novamente.
A ação chamou a atenção não só de quem presenciou a cena pessoalmente, mas também nas redes socais, com alegações de que o carro estava fugindo da polícia.
Acontece que não foi bem assim. De acordo com a empresa, ao ser abordado, o veículo procurou um local mais seguro para estacionar, como foi o caso.
Após a aproximação policial, o carro acelerou, atravessou o cruzamento, onde o semáforo estava verde para ele, e logo em seguida freou em um local vago. Ao parar, o carro ainda ativou o pisca alerta.
A situação surpreendeu as pessoas que estavam próximo ao local do acontecimento, que inclusive riram da cena.
No vídeo abaixo, é possível conferir a ação detalhada, bem como os risos cômicos ao fundo:
Sobre a Cruise, trata-se de uma empresa que oferece o serviço de táxi autônomo, bem como entregas de delivery, na cidade de San Francisco, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Ainda de acordo com a empresa, um dos diferenciais das viagens é justamente a segurança e alta disponibilidade dos carros mesmo no período noturno, quando o movimento de Uber e outras plataformas de viagem por aplicativo tem a quantidade de opções reduzidas.
O carro da Cruise cometeu infração de trânsito?
Os veículos da Cruise usam tecnologia de radar a laser, que é capaz de identificar os obstáculos ao redor, bem como semáforos e placas mesmo durante o período da noite. Dessa forma, o uso do farol acaba sendo dispensável para essa função.
Acontece que mesmo com essa capacidade, a importância do uso do farol do carro deve ser reforçada, já que o mesmo pode auxiliar pedestres e outros veículos na via a identificar a aproximação do carro, ainda mais em ruas pouco iluminadas.
Dessa forma, o carro devia estar sim com o farol ligado no momento em que foi abordado.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.