Uma das grandes dúvidas envolvendo os carros autônomos está na responsabilidade nos casos de acidentes causados por esses veículos: a culpa seria da empresa responsável pelo carro ou do fornecedor do software?
Agora, chega à justiça americana o primeiro caso de morte causada por um desses veículos. Não teremos uma resposta definitiva, pois o carro, um Volvo que era testado pela Uber, tinha a bordo uma motorista que deveria agir caso ocorresse uma situação inesperada.
O fato aconteceu em 2018, no Arizona, quando uma pedestre atravessou a via fora da faixa de segurança e acabou atropelada e morta. A motorista foi acusada de homicídio culposo, depois que câmeras instaladas no interior do carro mostraram que ela, até momentos antes do acidente, desviava repetidamente os olhos da via e voltava-os para seu colo.
Embora ela tenha negado inicialmente que estivesse manipulando qualquer dispositivo eletrônico ao volante, dados que o Hulu, uma empresa do grupo Disney que fornece serviços de vídeo sob demanda forneceu à polícia, mostraram que a motorista estava assistindo em seu celular a um episódio de “The Voice” – ela parou de assistir apenas momentos antes de o veículo atingir a pedestre.
A investigação descobriu também que a inteligência artificial de direção autônoma continha falhas de segurança e de design, incluindo a incapacidade de reagir adequadamente a pedestres que atravessassem fora da faixa. Como resultado, o software não iniciou a frenagem até que fosse tarde demais para o carro evitar uma colisão. Esse era exatamente o tipo de falha que a motorista deveria evitar, o que, segundo a justiça, isenta a Uber de culpa, apesar de ter ficado registrado que a empresa tinha uma cultura de segurança inadequada.
A companhia retomou os testes, passando a usar dois motoristas em cada carro, cada um deles trabalhando no máximo quatro horas por dia. Também implementou um sistema de gerenciamento de segurança, visando superar as falhas apontadas pela justiça.
O acidente é apontado como uma das causas do atraso no desenvolvimento dos veículos autônomos. Independentemente da decisão da justiça neste caso, preocupações com responsabilidades de ordem legal devem perdurar durante bastante tempo.
*Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo e professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Atualmente, montadoras como Volvo, BMW, Mercedes-Benz, Ford e Land Rover já testam veículos autônomos. Empresas de tecnologia, como Google, Uber e Baidu, também quiseram entrar na onda dos automóveis inteligentes. Na galeria, você confere alguns modelos que já dirigem por conta própria ao redor do mundo:
A Ford colocou nas ruas de Miami, EUA, um Fusion aotônomo; trata-se de uma parceria com o governo local | Foto: Divulgação
A Ford colocou nas ruas de Miami, EUA, um Fusion aotônomo; trata-se de uma parceria com o governo local | Foto: Divulgação
A Ford colocou nas ruas de Miami, EUA, um Fusion aotônomo; trata-se de uma parceria com o governo local | Foto: Divulgação
A Ford colocou nas ruas de Miami, EUA, um Fusion aotônomo; trata-se de uma parceria com o governo local | Foto: Divulgação
Mercedes-Benz Future Bus com tecnologia CityPilot | Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação)
Ford Fusion autônomo | Foto: Divulgação
A Ford já realizou uma série de testes com um Fusion que dirige sozinho | Foto: Divulgação
Mercedes-Benz S 500 Intelligente Drive | Foto: Divulgação
A Mercedes-Benz também entrou na onda dos autônomos com o projeto S 500 Intelligent Drive | Foto: Divulgação
A Baidu, fabricante de produtos relacionados à informática e internet, tem avaliado um BMW Série 3 pelas ruas de Pequim, na China | Foto: Divulgação
Em março deste ano, o grupo PSA anunciou que vai deixar motoristas comuns testarem veículos com tecnologias de condução autônoma | Foto: Divulgação
Protótipo autônomo da PSA Peugeot Citroën | Foto: Divulgação
Protótipo autônomo da PSA Peugeot Citroën | Foto: Divulgação
O Grupo PSA (Peugeot Citroën) testa carros autônomos na Europa | Foto: Divulgação
A Kia pretende colocar no mercado seu primeiro carro autônomo em 2030. O veículo contará com as tecnologias Highway Driving Assist (HDA), que controla direção, frenagem e aceleração em autoestrada, combinado com a Lane Guidance System (LGS) e o Advanced Smart Cruise Control (ASCC) |Foto: Divulgação
A empresa de buscas na web também fez uma parceria com o grupo FCA. Eles incluíram o modelo Chrysler Pacifica na frota de carros autônomos | Foto: Divulgação
O Google também criou um projeto automotivo que não tem direção e pedal de aceleração | Foto: Reprodução
Lexus RX450h do Google | Foto: Divulgação
O Lexus RX450h do Google foi o primeiro veículo autônomo a se envolver em um acidente durante testes. O carro estava a 3 km/h quando colidiu levemente com um ônibus na Califórnia, nos EUA | Foto: Divulgação
Nos próximos meses, fãs e clientes da Audi poderão andar a bordo de um A7 autônomo. O veículo vai dirigir pelas estradas da Alemanha em uma velocidade de até 130 km/h | Foto: Divulgação
O novo Audi A8 é o primeiro veículo autônomo produzido em série | Foto: Divulgação
Em 2016, o ator Daniel Brühl chegou a um festival de cinema alemão a bordo de um Audi A8 L W12 autônomo
Land Rover Range Rover Sport com tecnologia Autonomous Urban Drive (Condução Urbana Autônoma) é testado no Reino Unido | Foto: Divulgação
Land Rover Range Rover Sport com tecnologia Autonomous Urban Drive (Condução Urbana Autônoma) é testado no Reino Unido | Foto: Divulgação
Volvo XC90 autônomo testado em parceria com a Uber | Foto: Divulgação
A Volvo também uniu forças à empresa de transporte Uber para testar um Volvo XC90 autônomo | Foto: Divulgação
Volvo XC90 autônomo – Projeto Drive Me | Foto: Divulgação
Volvo XC90 autônomo – Projeto Drive Me | Foto: Divulgação
A Volvo é uma das pioneiras em testes de carros autônomos. O projeto Drive Me selecionou famílias para testarem modelos XC90 que dirigem sozinhos pelas ruas da Suécia | Foto: Divulgação