Carro a hidrogênio: BMW explica TUDO sobre a tecnologia que pode revolucionar o mercado em breve
Além dos veículos elétricos, muito em breve, o carro a hidrogênio tem tudo para ser uma categoria com bastante aceitação. Veja!
Veículos a combustão e elétricos já dizem respeito a grandes parcelas de linhas automotivas no mundo todo. No entanto, muito em breve, o carro a hidrogênio tem tudo para ser uma categoria com bastante aceitação. Veja!
BMW e o carro a hidrogênio
A BMW é uma das marcas que têm se debruçado sobre o futuro do setor automotivo global, com uma atenção especial voltada ao carro movido a hidrogênio.
Se você nunca ouviu falar no hidrogênio como fonte de energia para o automóvel, pode se preparar, porque em breve, esse tema deve estar muito mais presente.
Alvo de algumas décadas de pesquisas da BMW, o hidrogênio, elemento mais abundante do universo, vem sendo avaliado como alternativa para vários futuros modelos.
Fatores positivos do hidrogênio
O hidrogênio possui densidade de energia maior do que a oferecida atualmente pelas baterias mais avançadas para veículos elétricos.
Além disso, um veículo movido a hidrogênio pode ser reabastecido em questão de minutos.
Diferentemente do petróleo, os recursos essencialmente ilimitados são obtidos por eletrólise.
O hidrogênio pode ser queimado como combustível em motores convencionais, o que chama a atenção sobretudo para os veículos pesados como caminhões.
Da mesma forma, o elemento também pode ser usado com uma célula de combustível para fornecer acionamento elétrico puro, ideal para carros leves de passeio.
Fatores positivos como os aparesentados acima, motivam, entre outras marcas, a GWM, que deseja iniciar um projeto de carros movidos a hidrogênio em São Paulo.
Nem tudo são flores
Apesar do caráter revolucionário que o hidrogênio traz, existem também desafios técnicos a respeito do elemento.
Isso porque o hidrogênio só se torna líquido sob pressão extremamente alta e quando resfriado a uma temperatura extremamente baixa (-253°C).
Além disso, sua produção requer bastante energia, o que pode ser ainda mais desafiador para países como a Alemanha, onde há limitações para o uso do componente.
Pesquisa de longa data
Desde o final dos anos 70, a BMW vem realizando testes e estudos para comprovar a viabilidade do hidrogênio como combustível veicular.
Em 1980, a marca alemã teve o primeiro carro na Europa a ser movido a hidrogênio líquido criogênico, o BMW Série 7.
É preciso destacar que o hidrogênio contém menos energia do que a gasolina, porém, apresenta números de potência 30% inferiores aos motores a gasolina.
A principal vantagem do hidrogênio se dá pela maneira ambientalmente correta de usar sua energia, através da queima com o oxigênio do ar.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.