Carregamento rápido danifica a bateria dos carros elétricos? Fomos pesquisar
Você sabia que carregadores de corrente continua são mais rápidos, mas eles podem trazer problemas para bateria dos carros elétricos? Entenda
Já faz um certo tempo que os carros elétricos estão entre nós. E eles possuem diversos atributos que podem ser importantes na hora de comprar. O fato deles serem mais econômicos é um deles. Mas é importante conhecer os tipos de carregadores. Aqueles de corrente continua são os mais rápidos. No entanto, eles podem trazer problemas.
Veja como o uso de carregamento rápido pode danificar a bateria dos carros elétricos
Este é um mercado que vem crescendo em todo o mundo. E aqui no Brasil a história não é muito diferente. No primeiro trimestre deste mês, por exemplo, foram 1.288 carros com motores 100% elétricos (dados da ABVE). Sem falar que a oferta também aumentou nos últimos anos. E ambos os números devem crescer no futuro.
Cada veículo possui uma autonomia diferente. E para utilizar o seu carro elétrico, você precisa colocá-lo para carregar. O tempo necessário para que este processo seja realizado dependerá do tipo de carregador que você está usando. Um deles é chamado de carregador de corrente alternada (CA ou AC). Este é o mais comum.
Este é divido em níveis 1 e 2. Alguns carros vem com ele de série (carregadores portáteis) e você pode usar em tomadas domésticas simples. Sem falar que boa parte dos eletropostos contam com eles. No entanto, o tempo de esperar para carregar a bateria do veiculo deve ser maior.
Isso porque a bateria usa corrente continua. Ou seja, o sistema ainda fará a troca de AC para DC (corrente continua). No caso, a troca é feita por meio de um inversor CA/CC.
Carregadores de corrente continua e Wallbox
Para conseguir um carregamento mais rápido, você pode usar um carregador de corrente continua (CC ou DC). Este é chamado de nível 3. Neste caso, a energia não precisará passar pelo inversor antes. Em certos casos, o uso dele pode fazer com que o carro carregue totalmente em menos de 1 hora.
Este tipo de carregador também podem ser encontrados em eletropostos. Mas é bom ressaltar que não é todo veículo que aceita este tipo de corrente. Podemos ainda destacar o Wallbox.
Ele é bastante parecido com um carregador portátil e pode ser instalado na parede de sua casa. Este também podem se destacar pela boa potência. A velocidade dependerá da potência do carregamento (entre 3,7 kW e 22 kW).
Problemas com a bateria
Os carros elétricos são uma boa solução de mobilidade porque são econômicos. No entanto, é sempre bom cuidar da saúde do veículo. Principalmente se você usa carregadores de corrente continua com frequência. Como foi dito acima, estes carregadores rápidos podem ser úteis para quem precisa realizar cargas rápidas.
No entanto, elas podem ser prejudicais para a bateria do seu carro. Isso é o que diz um estudo realizado pela Laboratório Nacional de Idaho. Ela usou quatro unidades do Nissan Leaf para fazer o teste durante um ano.
Sendo que dois deles eram carregadores com carregadores de nível 2 (duas vezes ao dia) e os outros usavam carregadores rápidos de nível 3 (duas vezes ao dia). Eles rodaram com os veículos por 80.467 km. A conclusão foi: as baterias dos carros que utilizaram o carregador de nível 2 tiveram uma perda de 23% de sua capacidade total.
No caso dos veículos que usaram o outro carregador, a queda foi de 27%. Quem realizou um teste parecido foi a empresa Geotab mostra muito bem isso.
Foram usados como base um carro que usou carregador de nível 2 um veículo 100% elétrico que usou um carregador do nível 1. Segundo ela, abateria do primeiro desgastou 0,9% a mais que a do primeiro. Isso depois de um ano. Já no caso de um carro que usa carga de nível terá um desgaste de 1% (em comparação ao carro 2).
A empresa diz que a bateria pode sim ser afetada por conta da frequência que o dono do veículo usa carregadores CC para fazer recargas. O fato de morar em lugares mais quentes também podem afetar. Por fim, a recomendação é diminuir o uso de carregadores de corrente continua e não deixar a bateria zerar.
Com informações de The Next Web e Neo Change
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.