Capital paulista contará com mais ônibus elétricos em 2024
A eletrificação chegou de vez aos ônibus no Brasil. Assim, a capital paulista terá mais modelos elétricos em 2024.
A eletrificação é uma nova tendência não só entre os veículos leves, mas também para os ônibus. Nesse sentido, a capital paulista terá mais modelos elétricos em 2024.
Mais ônibus elétricos em SP
A SPTrans aprovou para os ônibus elétricos Attivi Integral da Marcopolo operar em São Paulo em 2024.
Dessa forma, o novo modelo eletrificado através da sua fabricante espera comercializar 400 veículos elétricos para a capital paulista no próximo ano.
Para desenvolver o Attivi Integral, a Marcopolo investiu cerca de R$ 50 milhões na planta de São Mateus, no Espírito Santo.
“Como principal fabricante brasileira de ônibus, reforçamos que estamos prontos para suprir as necessidades do transporte coletivo eletrificado de São Paulo (SP) […]’’, declarou Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
A Marcopolo conta atualmente com cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, rodando não só pelo Brasil, mas também por países como Colômbia, Chile, Argentina e Austrália.
Fase de demonstração
Após a aprovação do veículo, junto à SPTrans, a Marcopolo inicia a fase de demonstrações do Attivi Integral para as operadoras de ônibus da capital paulista.
A produção do modelo deve começar de acordo com as demandas das empresas que atuam na cidade.
Além do processo de liberação em vigor na capital paulista, a Marcopolo já realizou testes do modelo elétrico em Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ).
De acordo com a Marcopolo, a produção dos novos ônibus elétricos fazem parte dos planos sustentáveis da empresa para o segmento nacional.
Attivi Integral
O ônibus elétrico Attivi Integral conta com configurações adaptáveis capazes de atuar de acordo com as condições de operação e durabilidade exigidas pelas operadoras brasileiras.
“O Attivi Integral é um projeto que consolida o desenvolvimento de uma solução nacional completa de mobilidade urbana sustentável, graças à expertise da engenharia brasileira[…]’’, destaca Portolan.
A capacidade do ônibus elétrico de 13 metros de comprimento e 2,55 m de largura, é de 80 passageiros.
Sua autonomia alcança os 250 km com tempo de recarga de até 4 horas e chassi com capacidade total de 20,6 mil kg.
Graças ao motor de tração central, o Attivi desenvolve potência de 385 kW, além de torque máximo de 285 kgfm.
O Attivi Integral possui sistema de freio regenerativo, que garante aumento da eficiência energética ao recarregar a bateria com o veículo em movimento.
Além disso, o modelo possui freios a disco na dianteira e tambor na traseira, além de direção eletro-hidráulica e suspensão pneumática.
Testes
Na fase de testes do veículo em São Paulo, diferenciais técnicos de desempenho reforçaram o bom desempenho do modelo produzido nacionalmente.
Ao longo dos últimos três meses, o ônibus elétrico foi submetido a testes como: desempenho em subidas, inclinação em rampas, aceleração e frenagem, sistema de tração, raio de giro e autonomia, sob distintas condições.
Por fim, o veículo manteve a performance das 6h às 22h, de forma ininterrupta, com uma recarga noturna de bateria, durante a avaliação
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.