Caoa Chery Tiggo 5x ou Jeep Renegade? Qual SUV vale mais a compra?

O mercado de SUVs compactos cresceu bastante na última década. Não é à toa que quase todas as marcas possuem o seus representantes. Isso é bom para o público, já que eles podem analisar esse leque de possibilidades e escolher os seus favoritos. Hoje, iremos comparar dois deles. Caoa Chery Tiggo 5x ou Jeep Renegade? Qual SUV vale mais a compra?

Custando a partir de R$ 121.990, o modelo da marca chinês busca ser uma alternativa a versão top de linha (Limited Flex) do modelo fabricado no estado do Pernambuco e que tem preços a partir de R$ 129.490.

Caoa Chery Tiggo 5x ou Jeep Renegade? Qual SUV vale mais a compra?

Os dois são os veículos mais vendidos de suas respectivas fabricantes. De acordo com a Fenabrave, foram vendidas em abril 6.634 unidades do Renegade. Isso significa que ele é o líder da categoria. Enquanto isso, 993 unidades do Tiggo 5x foram comercializadas. Ele está na 9ª posição.

Foto: Divulgação/Jeep

E estamos tratando de dois carros com porte e visual bastante brutos. O modelo da Caoa Chery está posicionado acima do seu irmão Tiggo 2 TXS e mede 4.338 mm de altura, 1.830 mm de largura e 1.645 mm de altura.

Seu conjunto mecânico é formado pelo motor 1.5L VVT Turbo Flex. Ele tem potência máxima de 147 cv (gasolina) e 150 cv (etanol) e acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos, com velocidade máxima de 180 km/h. O câmbio é o DCT de seis velocidades e com dupla embreagem.

Foto: Divulgação/Jeep
Foto: Divulgação/Caoa Chery Brasil

Enquanto isso, o Rengeade é o SUV de entrada da Jeep e ele é mais alto (1.696 mm) que seu rival. Porém perde no comprimento (4.232 mm) na largura (1.805 mm).

Sob o capô, o aventureiro traz o propulsor 1.8 16v eTorq, que pode produzir uma potência máxima de 139 cv  a 5.750 rpm. O torque é de 19,2 kgfm a 3.750 rpm. Segundo os dados divulgados pela montadora, ele acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos. Já sua velocidade máxima é de 178 km/h. A transmissão usada aqui é a automática de seis velocidades.

Consumo

Pensando em consumo, o Jeep Renegade leva a melhor, mas a vantagem para o Chery Tiggo 5x não é tão grande. Segundo dados do Inmetro, o primeiro faz 9,4 km/l (gasolina) e 6,4 km/l (etanol) na cidade e 11 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na estrada.

Já o segundo faz: 9,8 km/l (gasolina) e 6,7 km/l (etanol) na cidade; 11,7 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na rodovia.

Outros atributos

Tanto o Jeep, quanto o Caoa Chery estão aqui representadas em suas versões top de linha e ambos oferecem um pacote de equipamentos de série bem interessante.

Foto: Divulgação/Jeep

Pensando no padrão dos utilitários esportivos, o Renegade Limited possui um bom espaço interno para cinco pessoas (distância entre-eixos de 2.570 mm). Além de um porta-malas com capacidade para 320 litros.

Seu pacote de equipamentos de série é formado por freios ABS com EBD, quatro airbags, volante com ajuste de altura, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete com telecomando, controle de tração, lanternas dianteiras e traseiras em LED e faróis de neblina, rodas de liga leve de 18 polegadas, central multimídia de 8,4 polegadas, ar-condicionado digital de duas zona, câmera de ré, teto solar panorâmico, direção elétrica, paddles shifts, painel de instrumentos digital (tela de 7 polegadas), sistema keyless, sensor de chuva, controle de estabilidade, freio a disco nas quatro rodas, Hill Start Control, luzes diurnas DRL, Panic Break Assist, piloto automático, sensor de estacionamento, sistema Start&Stop, vidros e travas elétricas e entre outros.

Foto: Divulgação/Caoa Chery Brasil

Da mesma forma, o Tiggo 5x é um veículo que oferece muito conforto para seus passageiros (distância entre-eixos de 2.630 mm), além de possuir o maior espaço no bagageiro entre os dois (340 litros).

Vendido em versão única e sem opcionais, ele vem de série com seis airbags, o controle de estabilidade, freio a disco nas 4 rodas com ABS e EBD e o controle eletrônico de tração, banco com revestimento premium, luz de rodagem diurna, câmera de visão 360º, central multimídia de nove polegadas, USB, computador de bordo, rebatimento elétrico dos retrovisores, ar-condicionado eletrônico, câmera de ré, volante com regulagem de altura, piloto automático, teto solar, volante multifuncional, banco do motorista com ajustes elétricos, assistente de partida em rampa e entre outros.

Conclusão

Assim sendo, os dois veículos podem ser boas opções de SUVs na faixa entre os R$ 120 e 130 mil. Justamente por ser um carro maior e com preços “mais em conta”, o Chery Tiggo 5x se destaca mais. Além disso, o espaço interno maior e consome menos combustível. Dessa forma, ele é a prova que carros chineses não são mais o patinho feio da história.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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