Caoa Chery Tiggo 3X ou VW Nivus: qual SUV é melhor negócio?

Caoa Chery Tiggo 3X ou VW Nivus: qual SUV é melhor negócio? Além de serem bem equipados, ambos os veículos são bastante econômicos.

O mercado de SUVs compactos que custam entre R$ 95 mil e R$ 110 mil não para de crescer. Sem falar que as marcas estão sendo bastante criativas com relação ao desenho externo deles. Recentemente, a Caoa Chery apresentou o Tiggo 3x. Ele está posicionado entre o Tiggo 2 e o Tiggo 5x e possui um visual bem chamativo. Outro carro que entende de ser diferenciado é o Volkswagen Nivus, que foi um dos principais lançamentos da montadora alemã no ano passado. E chegou a hora de saber qual dos dois é o melhor negócio.

Caoa Chery Tiggo 3X ou VW Nivus: qual SUV é melhor negócio

Ambos os veículos estão sendo oferecidos em duas configurações de acabamento diferentes. O Tiggo 3X está custando a partir de R$ 94.990 na versão Turbo Plus e R$ 99.990 na Turbo Pro. Enquanto isso, o Nivus Comfortline tem preços a partir de R$ 98.550 e o Highline R$ 112.950. Para fazer este comparativo, usaremos as informações dos dois modelos mais completos.

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Como foi dito acima, os dois veículos foram as contribuições mais recentes de sua marcas para a categoria mais aclamada no momento. Volkswagen e Caoa Chery, diga-se de passagem, vem concorrendo entre si desde os modelos menores (como os dois veículos aqui comparados) até os maiores (como o VW Tiguan e o Chery Tiggo 8).

Falando dos compactos, o veículo da marca chinesa possui o mesmo desenho arredondado do Tiggo 2. O que diferencia ambos são os novos faróis e a grade frontal exclusiva.

Foto: Divulgação/Caoa Chery do Brasil

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Já o Nivus aposta em algo quase que inédito. Ele mistura elementos de um SUV compacto com um cupê. O estilo não é inédito, já que o BMW X6, por exemplo, surgiu antes. Porém, é bastante raro achar um carro assim por menos de R$ 120 mil. A plataforma usada foi a MQB A0.

Ambos possuem um bom espaço interno. A diferença de 11 mm do Nivus para o Tiggo 3X não é muita coisa (2.566 mm e 2.555 mm, respectivamente). Porém, o chinês possui um porta-malas maior (420 litros e 415 litros).

Motorização

Uma das principais novidades do Caoa Chery Tiggo 3x está sob o capô. O novo motor 1.0L VVT Turbo Flex pode gerar uma potência máxima de 102 cv e torque máximo de 17,1 kgfm. Ele também usa o novo câmbio CVT que simula nove marchas. De acordo com a montadora, o carro pode atingir a velocidade máxima de 172 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos.

Do mesmo modo, o Volkswagen Nivus também usa um motor 1.0 turbo. O 200 TSI Flex de três cilindros tem potência máxima de 128 cv (etanol) a 5.500 rpm. O torque é de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. A montadora alemã diz que o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h.

Consumo

Uma das vantagens de seus motores é que eles garantem bons números de consumo. E neste quesito temos um empate, visto que o Tiggo 3x vai melhor na cidade e o Nivus obtém números melhores na estrada.

Segundo o Inmetro, o carro fabricado em consegue rodar 11,2 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, ele pode rodar 12,2 km/l (gasolina) e 8,5 (etanol) em trechos rodoviários.

Já o Nivus pode rodar: 10,7 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) em trechos urbanos; 13,2 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol) na estrada.

Outros atributos

Quem adquirir um dos veículos poderá desfrutar de algumas outras vantagens que vão além de um conjunto mecânico eficiente. Por exemplo: os dois possuem pacotes de equipamentos equivalentes. Ou seja, ambos são bastante completos e com itens interessantes.

Dentre os principais itens de série do Volkswagen Nivus Highline, podemos destacar: ar-condicionado com controle eletrônico, bancos de couro, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, seis airbags, assistente de partida em aclives, controle de estabilidade, controle de tração, piloto automático, sensores de estacionamento traseiros, luz de condução diurna, sensor de chuva, detector de fadiga, alerta de frenagem de emergência. sistema de alarme Keyless, descança-braço central, entradas USB, sistema multimídia “VW Play” de 10 polegadas, acabamento Siberian, iluminação no porta-luvas (e porta-malas), câmbio revestido em couro, rodas de liga leve 17″, volante multifuncional e entre outros.

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Foto: Divulgação/Caoa Chery do Brasil

Enquanto isso, o Caoa Chery Tiggo 3X Turbo Plus oferece de fábrica: acendimento automático dos faróis, chave presencial, travamento e destravamento das portas por aproximação, partida por botão, faróis alto e baixo em LED, painel de instrumentos digital com tela de sete polegadas colorida, câmera de ré, roda de liga leve de 16 polegadas central multimídia de 9 polegadas volante multifuncional, controle de velocidade de cruzeiro, assistente de descida, assistente de partida em rampa, alerta de frenagem de emergência, chave tipo canivete, ajuste de altura dos faróis, faróis cm função follow me home e car find, ar-condicionado digital, banco do motorista com ajuste de altura, volante com regularem de altura, sensor de estacionamento traseiro luz de posição e DRL em LED, faróis do tipo projetor, freio a disco nas quatro rodas, alarme e entre outros.

Conclusão

Assim sendo, ambos utilitários esportivos urbanos se destacam por oferecer um bom espaço interno e motores 1.0 turbo que apesar de não serem tão fortes, ainda são econômicos. Porém, o VW Nivus ainda está em um patamar um pouco acima do Tiggo 3X. Alguns itens com bancos de couro e detector de fadiga mostram isso. Sem falar que a montadora alemã oferece as três primeiras revisões de graça.

 

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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