Caoa Chery Tiggo 3x deixa de ser produzido no Brasil; o que esperar?

A Caoa Chery anunciou reposicionamento de linha, a ação pode fazer com que produtos como o Caoa Chery Tiggo 3x saiam de linha

A Caoa Chery anunciou reposicionamento de linha de produtos em seu portfólio para o mercado nacional. No entanto, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, a montadora está fechando a fábrica em Jacareí. Consequentemente, modelos produzidos aqui, como o Caoa Chery Tiggo 3x, devem ser importados ou sair de linha.

Caoa Chery suspende produção em fábrica e Tiggo 3X sai de linha (Foto: Roosevelt Cássio / Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região)

Caoa Chery: crise faz marca repensar o portfólio e produção nacional e Caoa Chery Tiggo 3x deve sair de linha

A Caoa Chery informou à imprensa nacional a paralisação da sua fábrica em Jacareí para que atualizações fossem feitas com o objetivo de eletrificar toda a linha até o fim de 2023.

No entanto, de acordo com o Sindicado dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região a fábrica está sendo fechada e não com produção suspensa, conforme anunciou a empresa.

Em reunião com os representantes da Caoa Chery ontem, 05, os metalúrgicos foram informados que a ação é consequência dos altos preços de importação.

Com essa decisão, todos os 370 metalúrgicos da produção de Jacareí seriam demitidos. A empresa informou, também, que pretende dispensar mais da metade dos funcionários do administrativo, setor que hoje conta com 230 trabalhadores na planta. O restante do efetivo seria remanejado para outras unidades da montadora.

Segundo o sindicato, a direção da Caoa Chery informou que o modelo Caoa Chery Tiggo 3x sairá de linha, e os modelos Arrizo 6 e Arrizo 6 Pro passarão a ser importados da China.

Com isso, a empresa pretende encerrar toda a produção de Jacareí. A alegação da fábrica é de que a unidade do Vale do Paraíba passará por uma modernização para a produção de carros elétricos, que começaria apenas em 2025.

O Sindicato propôs à empresa que conceda licença remunerada a todos os trabalhadores no mês de maio e realize um layoff (suspensão temporária dos contratos) durante cinco meses, de junho a outubro, com mais três meses de estabilidade.

Horas depois da reunião, a direção da Caoa Chery entrou em contato com o Sindicato e informou que aceita a proposta de layoff.

Tiggo 3X (Foto: Divulgação)

“A nossa luta será pela manutenção da fábrica na cidade. Se a empresa insistir com o fechamento, vamos exigir a estatização sob controle dos trabalhadores para que, assim, nosso país produza um carro 100% nacional.

Cobraremos o governo em relação a isso. Vamos repetir a luta dos trabalhadores da Avibras, que conseguiram reverter centenas de demissões”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

O que diz a Caoa Chery?

Em comunicado à imprensa, a marca informou que a suspensão é temporária para que hajam readequações na linha de montagem, visando um portfólio 100% elétrico a partir de 2023.

“Para que as mudanças ocorram de forma efetiva, a CAOA CHERY informa a parada temporária da unidade fabril de Jacareí (SP). A suspensão das atividades tem como objetivo ajustar os processos produtivos da planta para novos modelos com tecnologias híbridas e elétricas, visando a modernização e atualização das linhas de produção. “

A marca informou ainda que em relação aos colaboradores da planta de Jacareí, a CAOA CHERY está em negociação com os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região para a definição de um pacote de indenização suplementar, além do regular pagamento das verbas rescisórias legais, seguindo o seu compromisso de respeito aos trabalhadores.

Marca afirma que pretende eletrificar toda a linha até 2023 (Foto: Divulgação)

Com informações: Caoa Chery e Sindicato dos Trabalhadores de São José dos Campos e Região

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile