Caoa Chery fecha fábrica em Jacareí (SP) e demite trabalhadores

Caoa Chery fecha fábrica em Jacareí (SP) e demite trabalhadores
Caoa Chery - fábrica em Jacareí (SP)
publicidade

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região (SindMetal) informou na tarde desta quinta-feira (5) que a Caoa Chery fecha a fábrica em Jacareí (SP) e, assim, demitirá todos os trabalhadores da linha de produção.

Caoa Chery Arrizo 6
Caoa Chery Arrizo 6 (Foto: Divulgação/Caoa Chery)
publicidade

Caoa Chery fecha fábrica em Jacareí (SP) e demite trabalhadores

Em vídeo divulgado pelo sindicato, o presidente Weller Gonçalves informa que houve uma reunião nesta quinta e os trabalhadores foram comunicados pela montadora de que ela vai parar de fabricar veículos em Jacareí.

Em nota à imprensa, a Caoa Chery confirmou as informações divulgadas pelo SindMetal, e alegou que o fechamento da fábrica é temporário e deve-se à necessidade de adaptação das linhas de montagem para a produção de modelos elétricos e híbridos.

VEJA TAMBÉM

A montadora afirma que negocia com o sindicato a indenização dos trabalhadores que serão dispensados.

publicidade

“Em relação aos colaboradores da planta de Jacareí, a Caoa Chery está em negociação com os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região para a definição de um pacote de indenização suplementar, além do regular pagamento das verbas rescisórias legais, seguindo o seu compromisso de respeito aos trabalhadores”, diz a montadora.

caoa cherry
(Imagem: Caoa Cherry / Divulgação)
publicidade

Adaptação dos processos produtivos

A Caoa Chery explica que fará o reposicionamento da sua gama de produtos no mercado nacional, prometendo eletrificar todos os modelos de seu portfólio até o fim de 2023.

A montadora informa ainda que a readequação tem por objetivo aumentar sua competitividade no âmbito nacional e internacional, seguindo os movimentos tecnológicos da indústria automotiva mundial.

A adaptação da unidade de Jacareí, de acordo com a montadora, terá como parâmetro os processos produtivos adotados na fábrica da Caoa em Anápolis (GO).

publicidade

“A suspensão das atividades [em Jacareí] tem como objetivo ajustar os processos produtivos da planta para novos modelos com tecnologias híbridas e elétricas, visando a modernização e atualização das linhas de produção”, diz a nota.

A empresa afirma ainda que a pausa na produção em Jacareí será compensada pela intensificação no volume de produção da fábrica de Anápolis (GO), que deve receber novos lançamentos no segundo semestre de 2022. A montadora manteve a meta de vender 60 mil carros neste ano.

A fábrica em Jacareí produz os modelos Tiggo 3 e Arizzo 6 e conta com 600 funcionários, 370 deles no setor de produção. Com a desmobilização, a empresa vai demitir toda a produção e metade dos funcionários do setor administrativo.

publicidade

O Sindicato dos Metalúrgicos também informou que fará uma assembleia com os trabalhadores da montadora às 10h desta sexta-feira (6), na sub-sede do sindicato em Jacareí, para discutir o assunto.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Caoa Chery Arrizo 5 (Foto: Divulgação)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar