Caoa Chery fecha fábrica em Jacareí (SP) e demite trabalhadores

Caoa Chery fecha fábrica em Jacareí (SP) e demite trabalhadores
Caoa Chery - fábrica em Jacareí (SP)

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região (SindMetal) informou na tarde desta quinta-feira (5) que a Caoa Chery fecha a fábrica em Jacareí (SP) e, assim, demitirá todos os trabalhadores da linha de produção.

Caoa Chery Arrizo 6
Caoa Chery Arrizo 6 (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

Caoa Chery fecha fábrica em Jacareí (SP) e demite trabalhadores

Em vídeo divulgado pelo sindicato, o presidente Weller Gonçalves informa que houve uma reunião nesta quinta e os trabalhadores foram comunicados pela montadora de que ela vai parar de fabricar veículos em Jacareí.

Em nota à imprensa, a Caoa Chery confirmou as informações divulgadas pelo SindMetal, e alegou que o fechamento da fábrica é temporário e deve-se à necessidade de adaptação das linhas de montagem para a produção de modelos elétricos e híbridos.

VEJA TAMBÉM

A montadora afirma que negocia com o sindicato a indenização dos trabalhadores que serão dispensados.

“Em relação aos colaboradores da planta de Jacareí, a Caoa Chery está em negociação com os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região para a definição de um pacote de indenização suplementar, além do regular pagamento das verbas rescisórias legais, seguindo o seu compromisso de respeito aos trabalhadores”, diz a montadora.

caoa cherry
(Imagem: Caoa Cherry / Divulgação)

Adaptação dos processos produtivos

A Caoa Chery explica que fará o reposicionamento da sua gama de produtos no mercado nacional, prometendo eletrificar todos os modelos de seu portfólio até o fim de 2023.

A montadora informa ainda que a readequação tem por objetivo aumentar sua competitividade no âmbito nacional e internacional, seguindo os movimentos tecnológicos da indústria automotiva mundial.

A adaptação da unidade de Jacareí, de acordo com a montadora, terá como parâmetro os processos produtivos adotados na fábrica da Caoa em Anápolis (GO).

“A suspensão das atividades [em Jacareí] tem como objetivo ajustar os processos produtivos da planta para novos modelos com tecnologias híbridas e elétricas, visando a modernização e atualização das linhas de produção”, diz a nota.

A empresa afirma ainda que a pausa na produção em Jacareí será compensada pela intensificação no volume de produção da fábrica de Anápolis (GO), que deve receber novos lançamentos no segundo semestre de 2022. A montadora manteve a meta de vender 60 mil carros neste ano.

A fábrica em Jacareí produz os modelos Tiggo 3 e Arizzo 6 e conta com 600 funcionários, 370 deles no setor de produção. Com a desmobilização, a empresa vai demitir toda a produção e metade dos funcionários do setor administrativo.

O Sindicato dos Metalúrgicos também informou que fará uma assembleia com os trabalhadores da montadora às 10h desta sexta-feira (6), na sub-sede do sindicato em Jacareí, para discutir o assunto.

Caoa Chery Arrizo 5 (Foto: Divulgação)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar