Caoa Chery Arrizo 6 Pro híbrido chega às concessionárias
Sedã médio da Caoa Chery traz sistema híbrido-leve de 48V; veja as mudanças e os itens de série do Arrizo 6 Pro híbrido
Apresentado em junho, o Arrizo 6 Pro híbrido – Arrizo 6 Pro Hybrid – já está disponível em todas as concessionárias da Caoa Chery no Brasil. O modelo, importado da China, traz como novidade o sistema híbrido-leve de 48V.
Com essa tecnologia, o alternador tradicional dá lugar a um gerador do tipo BSC (Belt Starter Generator) e a energia é armazenada em uma bateria 48V. Esse auxílio é utilizado para aumentar o torque e potência gerados pelo motor a combustão em situações específicas. Na prática, segundo a marca, o sistema híbrido-leve pode entregar até 10 cv de potência extra e 4,1 kgfm de torque adicionais para o veículo.
Com isso, a potência combinada é de 160 cv, enquanto o torque máximo combinado vai a 25,5 kgfm. O sistema é capaz de detectar, a partir do modo de condução do motorista, quando é preciso rodar com mais economia ou com maior desempenho. O câmbio é automático do tipo CVT, com 9 marchas.
O Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid é equipado com o sistema start-stop, que desliga o motor em paradas curtas (como em um semáforo vermelho) e dá partida automaticamente ao retirar o pé do freio. Com isso, há menor consumo de combustível e na emissão de poluentes. Outra vantagem é o menor nível de ruídos quando o veículo está parado.
Concorrente de Toyota Corolla e Chevrolet Cruze, o sedã da Caoa Chery tem garantia de três anos para o veículo completo e de cinco anos para motor e câmbio.
Arrizo 6 Pro Hybrid traz leves retoques no visual
O visual do Arrizo 6 Pro Hybrid traz leves retoques na comparação com o Arrizo 6 ‘convencional’, que não está mais à venda. Do lado externo, o modelo recebe nova grade com elementos cromados e lanternas com luzes dinâmicas de seta.
No interior, o Arrizo 6 Pro híbrido recebeu volante com ajuste de profundidade (além do ajuste de altura, que já existia), carregador de celular wireless, comando de voz para algumas funcionalidades do veículo, luz de cortesia traseira e retrovisor eletrocrômico.
O pacote de itens de série da versão anterior foi mantido na configuração híbrida e traz itens como monitor de pontos cegos, câmera 360°, faróis e lanternas com LED, alavanca de marchas tipo joystick, banco elétrico do motorista, luz ambiente multicolorida, teto solar, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, quadro de instrumentos digital e central multimídia de 10,2″.
Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.