Caoa Chery Arrizo 6 ou Chevrolet Cruze? Qual sedã turbo leva a melhor?

O Caoa Chery Arrizo 6 e o Chevrolet Cruze são dois carros tentam ser uma opinião diferente aos utilitários esportivos. Qual sedã turbo leva a melhor?

Um sedã médio ou um SUV compacto? Essa é uma dúvida muito comum hoje em dia. Os dois oferecem muito espaço interno e, em muitos os casos, são bastante sofisticados. Porém, por conta do crescimento dos SUVs, os três volumes começaram a perder um pouco de espaço e apenas alguns sobraram. Os que ainda estão por aqui, não fazem feio. No caso do Caoa Chery Arrizo 6 e Chevrolet Cruze, atributos não faltam.

Caoa Chery Arrizo 6 ou Chevrolet Cruze? Qual sedã turbo leva a melhor?

Um outro motivo para que essa comparação seja feita são os preços cobrados. Ambos os sedãs aqui custam quase que o mesma faixa da maioria dos utilitários esportivos. O Caoa Chery Arrizo 6 tem preços a partir de R$ 116.990. Já o Chevrolet Cruze mais em conta (LT) está custando a partir de R$ 118.290. Para uma avaliação mais completa, será usada a lista de equipamentos de série da versão top de linha Premier (R$ 141.790).

Chevrolet Cruze 2021 (Foto: Divulgação/Chevrolet)

O principal objetivo dos dois é ser uma das alternativas aos dois sedãs médios mais conhecidos e vendidos (Honda Civic e Toyota Corolla). O veículo da montadora norte-americana é um pouco mais conhecido dos brasileiros. Ele chegou por aqui no começo da década passada e já está em sua segunda geração. Enquanto isso, o chinês foi um dos grandes lançamentos da marca em 2020.

Suas dimensões são bastante parecidas, mas o Arrizo 6 leva vantagem na maioria. O carro mede 4.675 mm de comprimento (contra 4.665 mm) , 1.814 mm de largura (contra 1.807 mm) e 1.493 mm de altura (contra 1.484 mm). Apesar da diferença do entre-eixos dos dois ser de 50 mm (2.700 mm do Cruze contra 2.650 mm Arrizo 6), ambos os carros prometem um bom espaço interno para seus passageiros.

Chevrolet Cruze 2021 (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Caoa Chery Arrizo 6 (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

Outro fator que pode fazer a diferença na hora da compra é o tamanho do porta-malas. E aqui temos mais uma vitória do carro da Caoa Chery (570 litros contra 440 litros).

Motorização

Temos aqui dois carros que são equipados com um motor turbo flex. O Cruze usa o 1.4 Ecotec Turbo Flex de quatro cilindros. Ele pode gerar uma potência máxima de 153 cv a 5.200 rpm e torque máximo de 24,5 kgfm da 2.000 rpm. De acordo com a Chevrolet, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos e atinge a velocidade máxima de 214 km/h.

Já o Arrizo 6 traz sob o capô o 1.5L VVT Turbo Flex tem potência de 147 cv (gasolina) e 150 cv (etanol) e torque máximo de 21,4 kgfm. Já a transmissão é a CVT de 9 marchas simuladas. Com essa motorização, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e tem velocidade máxima de 190 km/h.

Consumo

Se os preços do combustível assusta, não se preocupe: ambos os carros possuem bons números de consumo. Segundo dados do Inmetro, o Chevrolet Cruze pode rodar 11,1 km/l (gasolina) e 7,6 km/l na cidade. Já na estrada, o carro pode rodar 13,9 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol).

Enquanto isso, o veículo da Caoa Chery faz: 9,7 km/l ((gasolina) e 6,5 (etanol) na cidade; 11,9 km/l (gasolina) e 8,2 km/l (etanol) na estrada.

Equipamentos de série

Para concorrer com os sedãs mais vendidos, ambos os carros também trazem um pacote de de itens de série bastante cheia. O destaque principal vai para aqueles que tormam o veículo mais tecnológico e os de segurança.

Com direito a Wi-Fi a bordo, o Chevrolet Cruze Premier vem de série com: câmera de ré de alta-resolução, chave presencial para abertura de portas, direção elétrica, seis airbags, freios ABS com EBD e PBA, controle de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, alerta de ponto cego, alerta de detecção de pedestre frontal, sistema de permanência de faixa, roda de liga leve aro 17, Easy Park, faróis e lanternas de neblina, assistente de partidas em aclive, ar-condicionado automático, quatro alto-falantes, controlador de velocidade de cruzeiro, travas e vidros elétricos por comando remoto pela chave, sistema Stop/Start e sistema OnStar sensor de estacionamento dianteiro, friso cromado nas janelas e maçanetas laterais, computador de bordo e retrovisor com rebatimento elétrico.

Chevrolet Cruze 2021 (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Caoa Chery Arrizo 6 (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

Do mesmo modo, o Chery Arrizo 6 também é bastante completo e não oferece opcionais. Dentre os principais itens de série, destaque para: seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, freios ABS com EBD, sistema de alarme, luz diurna (DRL), central multimídia com tela de nove polegadas, câmera de ré 360º, sistema de chave presencial, sistema auxiliar de partida em aclives, faróis com guia de LED, sistema de chave presencial, sensor de estacionamento, ar-condicionado com saídas para os bancos traseiros, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro com descansa-braço, porta copos, vidros e travas elétricas e teto solar.

Conclusão

Assim sendo, os dois carros podem surpreender os fãs de Civic e Corolla. Além de ser uma opção mais racional a alguns dos SUVs compactos, o Caoa Chery Arrizo 6 leva a melhor por oferecer uma grande oferta de equipamentos por um preço menor. Sem falar que ele pode levar mais coisas no bagageiro.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile