Emprensa canadense lança compacto elétrico por cerca de R$ 50 mil
Voltado para os centros urbanos, o pequenino Solo 2017 já pode ser encomendado no site da Electra Meccanica, no mercado canadense. Totalmente elétrico, o veículo tem três rodas e só consegue levar uma pessoa. Sua velocidade máxima é de 130 km/h, e o preço, $ 19.888 dólares canadenses (cerca de R$ 50 mil no câmbio atual). As entregas das primeiras unidades estão previstas para começar no próximo ano.
Com apenas 3,04 m de comprimento, o carro fica no meio termo entre o smart fortwo (2,69 m) e o Volkswagen up! (3,60 m), e, por ter três rodas, sendo uma na traseira e duas frontais, sua frente é mais larga que a parte posterior, medindo 1,21 m no eixo dianteiro. A altura tem a mesma medida que a largura.
Para empurrar o conjunto, o motor elétrico rende o equivalente a 83 cv e tem 19,3 kgfm de torque. Com autonomia para cerca de 160 km, ele pode ser recarregado em tomadas de 110 e 220 V. Na primeira, uma carga completa demora seis horas, mas o tempo cai pela metade na voltagem mais forte.
Por dentro, o condutor tem à disposição painel de instrumentos em LED que informa todas as condições do veículo, incluindo a velocidade. CD player com Bluetooth e entrada USB, também faz parte dos itens de série. Ar-condicionado, câmera de ré, vidros elétricos e chave com sensor de presença são opcionais.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.