Campinas adere ao SNE, que permite desconto de 40% em multas de trânsito
Campinas e mais uma cidade do interior de São Paulo aderiram ao sistema que permite o pagamento de multas de trânsito com desconto
Desde o início de fevereiro, duas prefeituras do interior de São Paulo fizeram suas adesões ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), tecnologia que permite o recebimento eletrônico de multas de trânsito com desconto de até 40% no pagamento. Campinas adotou a tecnologia dia primeiro, seguido por Pindamonhangaba, que ingressou na última terça-feira dia (14).
A partir de agora, os motoristas autuados pelas autoridades municipais de trânsito por cometer infração passam a fazer jus ao desconto nas multas. Campinas possui uma frota de mais de 930 mil veículos e Pindamonhangaba, cerca de 100 mil.
Saiba como obter descontos de até 40% em multas de trânsito
No Estado de São Paulo, os municípios de São José do Rio Preto, São José dos Campos, Pedregulho, Itararé e Amparo também já fazem parte do SNE. Em todo País, 737 órgãos autuadores integram o sistema.
Isso representa uma cobertura que inclui todas as rodovias federais, centenas de prefeituras e quase a totalidade dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), com exceção de cinco Estados que atualmente estão em fase de contratação – curiosamente, o Detran-SP é um deles.
Para ter direito ao desconto de 40%, o proprietário ou condutor do veículo deve fazer seu cadastro e habilitar o veículo no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para smartphones com sistema IOS ou Android, ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O motorista precisa também reconhecer que cometeu a infração de trânsito. Pessoas jurídicas podem igualmente utilizar o sistema, mas apenas pela internet.
Uma vez que o proprietário ou condutor esteja habilitado no sistema, passará a receber, de forma eletrônica, todas as notificações de infrações dos órgãos autuadores que já realizaram a adesão. É possível conhecer detalhes de cada multa, reconhecer o cometimento da infração, copiar o código de pagamento e, ainda, realizar a indicação do condutor responsável pela infração.
Motoristas já economizaram quase R$ 300 milhões com sistema eletrônico
Desde que foi lançado no Brasil, em novembro de 2016, até o final do ano passado, o SNE economizou mais de R$ 292 milhões no pagamento de multas dos motoristas brasileiros.
O sistema é uma solução tecnológica desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para a Senatran. Para os motoristas, a grande vantagem é a redução no preço das infrações, mas também merece destaque a facilidade para o pagamento e o acompanhamento das notificações.
Do ponto de vista do órgão autuador, o sistema destaca-se pela redução no custo por notificação de infração, celeridade na entrega das notificações e aumento da efetividade no pagamento das multas.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.