Campanha de fim de ano do Detran tem morte como protagonista
Na Campanha de fim de ano do Detran a morte a personagem principal de vídeos, postagens nas redes sociais, entre outras peças publicitárias.
A Campanha de fim de ano do Detran-SP visa chamar a atenção de uma forma mais profunda. Com o mesmo conceito do ano passado: “Nas férias, todo mundo só quer relaxar. Até ela…”, os vídeos e demais peças publicitárias têm a morte como “ator principal”.
Campanha de fim de ano do Detran-SP
O intuito é recomendar a tranquilidade dos condutores, um dos principais itens de segurança para se evitar situações adversas no trânsito.
Assinada pela agência Babel, a campanha será veiculada na TV, rádios, internet e peças de mobiliário urbano até janeiro. Entre as peças, filme, spot de rádio, banners eletrônicos, postagens nas redes sociais, etc.
Além disso, a ARTESP – Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo também vai distribuir material educativo em pontos estratégicos da cidade.
Apesar de usar a figura da Morte, a campanha é bem humorada. Apenas de costas com seu véu negro e foice, a personagem vai a praia, pesca em férias, entre outros afazeres de quem está aproveitando das férias.
As cenas são intercaladas com pessoas usando o táxi ao invés de dirigir após a balada, planejam o trajeto, reforçando o lembrete de que é melhor não se estressar, principalmente durante as viagens ou trajetos.
“Uma das principais responsabilidades do Detran-SP é a conscientização e a educação por um trânsito mais seguro.
Para que esse ambiente seja resguardado e verdadeiramente democrático para com todos, é fundamental que o cidadão se preocupe em deixar de beber antes de dirigir e respeitar as leis de trânsito, mas também em planejar a sua viagem com calma e antecedência, além de esquecer a existência do celular enquanto dirige.
A concentração no trajeto é muito importante pois o estresse aumenta o número de sinistros”, comenta o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio.
Números mostram importância de ficar tranquilo no trânsito
De acordo com a International Stress Management Association (ISMA-BR), mostram que a carga de estresse e ansiedade cresce 75% no fim de ano. É a chamada “Dezembrite” ou Síndrome do Fim de Ano.
É o período em que ocorrem sinistros que parecem simples, mas são resultado de desatenção ou impaciência no trânsito.
Nesse sentido, o Detran entra como um catalisador para alertar os condutores sobre o perigo de guiar sob condições de estresse.
Dados Infosiga SP revelam que houve uma queda de 4,2% no Estado de São Paulo no acumulado de janeiro a novembro de 2023, ante ao mesmo período do ano passado.
Foram 4.852 óbitos de janeiro a novembro de 2023, contra 5.067 no mesmo período do ano passado.
Apesar da redução nos acidentes é importante estar tranquilo, mas acima de tudo alerta. uma vez que nenhuma morte é aceita no trânsito, só nas campanhas publicitárias.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.