Caminho do Serie 3 até chegar ao BMW 320i atual teve início há 45 anos

O BMW Série 3 está completando 45 anos de existência, e consegue manter o sucesso até hoje. Conheça história desse carro icônico.

Reconhecido nos dias de hoje como um sedã esportivo por excelência, o BMW Série 3 está completando 45 anos de existência. Essa linhagem de carros consegue manter o sucesso até hoje: o modelo 320i é o mais vendido da montadora bávara no Brasil.

Acompanhe a seguir um pouco da história desse carro icônico.

Serie 3

Conheça a trajetória de sucesso do BMW Série 3

A primeira geração do BMW Série 3 foi apresentada ao mundo em julho de 1975, e permaneceu no mercado até 1983. O design da carroceria deste modelo foi obra de Paul Bracq, que foi chefe de design da BMW entre 1970 e 1974. Ele também criou outros carros, como o protótipo BMW Turbo que resultou no lendário BMW M1.

O design do primeiro BMW Série 3 foi inspirado no BMW Série 5, fabricado entre 1972 e 1981, e se destacou pela carroceria de duas portas e traseira bastante diferente do padrão adotado na época.

 

O primeiro BMW Série 3 tinha 4.355 milímetros de comprimento, 1.610 de largura, 1.380 de altura e distância entre-eixos de 2.563 mm. Ficou claro que uma nova classe havia nascido dentro da BMW: o sedã esportivo compacto.

Em seu lançamento, o BMW Série 3 era equipado com um motor de quatro cilindros movido a gasolina, que permaneceu em linha até 1987. Eles eram baseados no lendário bloco M 10, que levou o piloto Nelson Piquet ao título do Campeonato Mundial de Fórmula 1, em 1983.

A primeira geração do BMW Série 3 foi lançada nas seguintes versões: 316 (com 90 cv de potência), 318 (98 cv) e 320 (109 cv). Todos o modelos usavam carburadores solex. Se o cliente quisesse mais desempenho, poderia escolher o 320i, que utilizava o então revolucionário sistema de injeção, responsável por elevar a potência a 125 cv. 

Na nomenclatura dos modelos, os dois últimos algarismos representam a capacidade volumétrica do motor. Por exemplo, o 316 usava um motor de 1.6 litros.

BMW Série 3

Em 1977, chegam os motores de seis cilindros

O BMW Série 3 foi o primeiro veículo do segmento a incorporar um motor de seis cilindros em linha. Durante o Salão de Frankfurt de 1977, os entusiastas da marca puderam conhecer os novos modelos 320/6 e 323i. O evento marcou o início de uma longa tradição na BMW: a de sedãs esportivos equipados com blocos de seis cilindros.

Em 1978, novos recursos apareceram na gama de motores. O 316 passou a usar o bloco de 1,8 litros de 90 cv, e o 318i lançou um sistema de injeção para que sua potência fosse aumentada para 105 cv. Finalmente em 1981, o BMW 315 foi introduzido. Era uma versão interessante de acesso à gama que usava um motor 1.6 com 75 cv.

Após seis anos de produção, em maio de 1981, saiu da linha de produção a milionésima unidade do BMW Série 3, tornando a linhagem então a mais vendida da história da fabricante alemã.

Série 3 começa a ser produzido no Brasil em 2014

Em outubro de 2014, a produção nacional do BMW Group teve início na fábrica localizada em Araquari (SC), com o BMW Série 3 na versão ActiveFlex. Desde então, a produção nacional do Série 3 foi expandida. Atualmente, são fabricadas em solo nacional as versões 320i GP, 320i Sport GP, 320i M Sport e 330i M Sport.

Além disso, também são comercializadas no País, via importação, as versões 320i Sport, 330e M Sport (híbrido Plug-In) e M340i xDrive. O Série 3 foi eleito o Carro Premium de 2020 na última edição do Prêmio Carro do Ano.

BMW Série 3

BMW 320i é o modelo da marca mais vendido no Brasil

O destaque atual vai para o BMW 320i, modelo da marca mais vendido no País, que tem preços a partir de R$ 287.950.

Esse BMW Série 3 traz tração traseira, câmbio automático de oito marchas, motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros (1.998 cm³), quatro cilindros em linha, 184 cv de potência máxima entre 5.000 e 6.500 rpm e torque de 300 Nm. 

No quesito tecnologia, o Série 3 traz o Live Cockpit Professional, que entrega ao usuário informações e monitoramento da condução por intermédio de duas telas, sendo o display digital de 12,3” e o iDrive de 10,25”, além de interfaces disponíveis para operação por meio de controle de voz.

O modelo oferece ainda o Parking Assistant – um sistema que mede os espaços para estacionar automaticamente por intermédio de câmeras e de sensores, realizando as manobras com máxima precisão, economia de tempo e conforto – e o Reversing Assist, sistema que refaz em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos pelo veículo, ideal para uso em manobras em vias estreitas.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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