Caminhão movido a hidrogênio já rodou mais de 10 milhões de km e tem alcance surpreendente
Em busca de maior sustentabilidade, a Hyundai chegou a marca de 10 milhões de km percorridos com caminhão movido a hidrogênio. Veja!
De olho na consolidação de uma proposta mais sustentável para seus produtos, a Hyundai através do seu caminhão movido a hidrogênio, alcançou a marca de 10 milhões de km percorridos. Veja!
Caminhão a hidrogênio da Hyundai
Quando o assunto é inovação e sustentabilidade, a Hyundai tem um trunfo, o caminhão movido a hidrogênio XCIENT Fuel Cell.
Com atuação em dez países atualmente, o modelo é um dos principais aliados da marca sul-coreana na proposta de redução das emissões de carbono mundo afora.
A marca de distância acumulada de 10 milhões de km rodados foi atingida pelo XCIENT na Suíça, o que joga a favor da marca no que se refere a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio em nível global.
Menos de 4 anos de atuação
Os caminhões XCIENT Fuel Cell da Hyundai atingiram a marca de 10 milhões de km em uso após 3 anos e 8 meses de operação na Suíça.
No país europeu desde outubro de 2020, o modelo representa uma inovação para os caminhões pesados elétricos movidos a célula de combustível de hidrogênio produzidos em série.
Atualmente, estão em operação na Suíça, cerca de 48 caminhões XCIENT, todos sob a proposta de atuação com ‘’hidrogênio verde’’, que não emite carbono durante o processo de produção.
Além disso, o sistema contribui para a criação de uma cadeia de valor de hidrogênio amigável ao meio ambiente na Europa.
Não é só caminhão: conheça o SUV da Hyundai movido a hidrogênio, o Nexo.
Presença global
Além da Suíça, o XCIENT da Hyundai está presente em países como: Estados Unidos, Suíça, Alemanha, França, Holanda, Nova Zelândia, Coreia, Israel, Arábia Saudita e Emirados Árabes.
Nos Estados Unidos, a Hyundai implementou recentemente o Projeto NorCAL ZERO, com a implantação de 30 caminhões XCIENT Fuel Cell no Estado da Califórnia para transporte de contêineres de carga e veículos.
Motorização
O Hyundai XCIENT Fuel Cell é alimentado por dois sistemas de célula de combustível de 90 kW, que entregam potência de 180 kW, além do motor elétrico de 350 kW.
Sua autonomia máxima é de 400 km, segundo padrões europeus de medições.
Expansão de modelos a hidrogênio
A Hyundai aproveitou sua participação na CES 2024, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, para anunciar a expansão de sua divisão de hidrogênio, a HTWO.
A HTWO, criada em 2020, reúne atualmente toda a cadeia de valor de hidrogênio para o Grupo Hyundai, como forma de acelerar a transição para uma sociedade baseada no hidrogênio.
Confira também: Carro a hidrogênio: BMW explica TUDO sobre a tecnologia que pode revolucionar o mercado em breve
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.