Caminhão elétrico com 27 toneladas sobe a Serra da Anchieta pela primeira vez
Um caminhão elétrico fez história no Brasil ao transportar 27 toneladas em uma rota de 250 km, incluindo a subida da Serra da Anchieta.
Um caminhão elétrico realizou um feito inédito e histórico no Brasil ao transportar 27 toneladas de carga por mais de 250 km. A operação incluiu a desafiadora subida da Serra da Anchieta, provando que a era da logística sustentável chegou para valer. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!
Caminhão elétrico faz história no Brasil
A operação, considerada um marco para o transporte de cargas, ocorreu entre o Porto de Santos e a cidade de Paulínia (SP).
A princípio, o veículo utilizado foi o modelo Electric Tractor SE 437, da fabricante Sany Irmen, em uma parceria entre a gigante do agronegócio Syngenta e a transportadora Gelog.
Encarar a subida da Serra da Anchieta com 27 toneladas já é um teste de fogo para qualquer caminhão a diesel.
Para um modelo 100% elétrico, o desafio foi ainda maior e serviu para demonstrar a força e a viabilidade da tecnologia em rotas complexas. O sucesso da viagem representa um avanço simbólico na descarbonização do setor.
Por que essa operação é um marco para o país?
Embora o mercado de veículos elétricos venha crescendo, com uma alta de 89% no primeiro semestre de 2024 segundo a Anfavea, a grande maioria das vendas é de carros leves e médios.
A utilização de um caminhão pesado articulado em uma rota tão importante é um passo inédito para a chamada “logística verde”.
Este setor, focado em sustentabilidade, deve movimentar bilhões de dólares nos próximos anos. Além disso, o Brasil leva uma vantagem importante: nossa matriz elétrica é majoritariamente limpa e renovável.
Ou seja, ao contrário de outros países, carregar um caminhão elétrico aqui gera um impacto ambiental muito menor. Legal, né?
Quais as vantagens de um caminhão elétrico na logística?
Operações pioneiras como esta servem de vitrine para acelerar a adoção da tecnologia em larga escala. Os benefícios vão muito além da questão ambiental e impactam diretamente o bolso das empresas, como mostram os estudos da Fenatac (Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas).
Veja só:
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Redução de custos: a economia nos custos operacionais pode chegar a impressionantes 76,5% em comparação com um modelo a diesel.
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Menos poluição: contribui para a descarbonização do transporte, ajudando o Brasil a atingir metas de sustentabilidade.
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Alta performance: o teste provou que os elétricos têm força e autonomia para encarar até as rotas mais difíceis.
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Mercado em expansão: o setor de caminhões elétricos no Brasil deve crescer mais de 25% ao ano até 2031.
Este teste bem-sucedido prova que performance, eficiência e responsabilidade ambiental podem, sim, andar juntas nas estradas brasileiras.
A viagem de Santos a Paulínia não transportou apenas carga, mas também a esperança de um futuro mais limpo e econômico para o setor de transportes.
Conte para a gente, você acredita que o caminhão elétrico pode ser o futuro do transporte de cargas no Brasil?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.