Câmera veicular dash cam: dicas de uso e como escolher um modelo

Você já ouvi falar de dash cam? Este tipo de câmera veicular já é bastante popular em alguns países e pode ser um item de segurança útil.

Com o avanço da tecnologia, as câmeras de vídeo evoluíram bastante. E elas também ganharam novas funções. Muitas pessoas já usam equipamentos assim até mesmo dentro dos carros. No caso, estamos falando da dash cam. Este tipo de câmera veicular já é bastante popular em alguns países e pode ser um item de segurança útil.

Uma dash cam pode ser útil em diversas situações (Foto: Alex Perez/Unsplash.com)

Tudo sobre a câmera veicular dash cam

Muitas vezes, passamos por situações no trânsito onde o uso de imagens pode ser útil para mostrar (para seguradora ou justiça) o que realmente aconteceu e quem estava envolvido. No caso, estamos falando de acidentes, confusões e outros. E isso é um dos grandes  atributos destas câmeras de painel (dashboard camera, em inglês).

Foto: Pixabay.com

Elas podem oferecer mais segurança. Aliás, o uso delas é bastante comum na Rússia. Por lá, as imagens gravadas nelas são usadas por motoristas como provas na hora de negociar com a seguradora. É bastante comum encontrar vídeos de acidentes gravados com dash cams na internet.

Foto: Markus Winkler/Unsplash.com

Claro, você também pode usá-las para gravar viagens ou para produções em vídeo. As câmeras também podem ser uma boa pedida para quem gerencia frotas. Neste caso, o uso de uma câmera veicular pode ser útil para:

  • Coletar informações para aumentar a eficiência
  • Segurança
  • Acompanhar os veículos em tempo real

Como elas são e quais são as suas funções?

Foto: Patrick Tomasso/Unsplash.com

Normalmente, o equipamento fica colocado no lado interno do veículo. Ele pode ficar tanto no para-brisa do veículo quanto no painel. Mas você também pode colocar no lado externo. A quantidade de lentes e suas funcionalidades dependem do modelo escolhido. O mesmo acontece com o tamanho da câmera.

Os modelos mais comuns estão equipados com apenas uma lente, por exemplo. Mas é possível encontrar modelos com um número maior. Agora, pensando nas funções que ela pode oferecer, destaque para a visão noturna. Ter uma câmera com esta aplicação é ideal para quem costumar viajar durante a noite.

Algumas destas câmeras automotivas também permitem conexão com o celular por meio do Wi-Fi. Neste caso, estamos falando em ter acesso aos arquivos da dash cam e alterar parâmetros. Pensando em melhorar a segurança, alguns modelos podem vir com integração com GPS.

A resolução é um outro ponto importante na hora de comprar. Do mesmo modo que a câmera de nosso celular, a qualidade de vídeo pode mudar de acordo com luminosidade. Hoje, o mercado pode oferecer câmeras que podem gravar em Full HD e em 4K.  O uso de cartões de memória também é indicado.

Foto: Divulgação/Multilaser

Isso porque você precisará de algo para aumentar a capacidade de armazenamento e não depender da memória interna. Podemos citar ainda monitor de estacionamento, foco automático, detector de movimento e entre outras funções.

Por fim, uma dica é realizar uma boa procura e comprar aquela que mais te agrada. O mercado oferece uma boa variedade de marcas (como Garmm, Intelbras, Multilaser e outras) e modelos. Os preços ficam entre R$ 200 e R$ 500. Você pode encontra-las em lojas especializadas em automóveis ou em lojas de eletrônicos.

Com informações de Cobli

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile