Câmbio automático pede cuidados: dicas para não sair no prejuízo!

Veja quais os cuidados são essenciais para prezar por uma vida útil maior do câmbio automático do carro. Confira as informações.

A cada dia que passa o câmbio automático é o mais popular. No entanto, a tecnologia que gera um conforto maior ao condutor exige cuidados especiais. Confira alguns deles!

Cuidados com o câmbio automático, veja alguns deles! (Foto: Pixabay)

A popularização do câmbio automático 

Os câmbios automáticos deixaram de ser um item de luxo. Antigamente, apenas os carros mais completos possuíam esse tipo de transmissão. No entanto, com o passar do tempo, mais precisamente a partir de 2010, até os carros mais populares começaram a integrar opções com a transmissão automática.

Motivados pela praticidade e conforto que o câmbio automático gera, principalmente quando se trata do vai e para dos congestionamentos das grandes cidades, os brasileiros têm optado, cada vez mais, por carros que dispensam a troca manual de marchas.

Segundo levantamento da Bright Consulting, entre janeiro e junho de 2021, 55,5% dos veículos emplacados no país são equipados com transmissão automática e suas variações, enquanto os manuais representam 44,5% dos emplacamentos.

câmbio automático (Foto: Pixabay)

O que não fazer em um carro com câmbio automático

É aquela velha história, um bom condutor preza pelo seu veículo. Ou seja, certos cuidados são essenciais para uma maior vida útil dos componentes do veículo, inclusive o câmbio automático.

Ações como usar o neutro para descer ladeiras devem ser evitadas. Ao realizar o procedimento em carros automáticos, o condutor irá gastar mais combustível, bem como danificar os componentes do freio.

Outro ponto importante de ressaltar (e de não fazer) é colocar o carro no neutro quando estiver parado em um semáforo por exemplo. Essa ação é recomendada desde antigamente, no entanto, com a avanço tecnológico, os modelos mais novos são programados para funcionarem no Drive mesmo parados, inclusive com a inserção da opção Start & Stop acrescentada.

Realizar a troca do drive para o neutro e assim sucessivamente em cada semáforo pode consumir mais combustível.

Assim como nos carros manuais, as trocas bruscas de marcha também devem ser evitadas. No caso do carro automático, do Drive para a Ré. A ação deve ser feita com calma e delicadeza. Fazer esse movimento de forma mais grosseira pode danificar os componentes da transmissão ao longo do tempo.

Estacionando

Outro ponto que deve ser evitado é estacionar o carro sem o freio de mão, apenas com o câmbio do Parking. É certo que essa é a função dessa posição de uso, mas não por um tempo muito longo ou sozinho.

É importante que ao estacionar o condutor também ative o freio de mão. Segurar o carro apenas no P, fará com que a trava do câmbio e os coxins de suporte da transmissão sejam danificados.

é preciso realizar as trocas de marcha com cuidado (Foto: Pixabay)

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Por fim, é recomendado a troca de óleo da transmissão automática. Segundo o Gerente de Vendas do Aftermarket da FUCHS , fabricante independente de lubrificantes e produtos relacionados, Marcelo Martini, o lubrificante para transmissão possui diversas finalidades.

Por exemplo: lubrificar o conjunto do câmbio, como resfriar a transmissão, realizar a limpeza das peças, garantir a pressão correta do sistema, evitar que se formem depósitos de impurezas e borras, bem como proteger as peças contra a oxidação.

Os sinais de que está na hora da manutenção

Martini ainda afirma que o carro nos dá sinais de que está na hora de realizar a manutenção.

As transmissões automáticas foram projetadas para trocas suaves e confortáveis para o condutor. Assim, quando o veículo apresenta trancos, patinações ou ruídos durante as trocas é indício de que o tempo de utilização do lubrificante já foi ultrapassado e que a manutenção do óleo é mais do que necessária. Este tipo de manutenção deve ser realizado em uma concessionária autorizada, com profissionais e oficinas especializadas em câmbios, ou em um mecânico de confiança”, finaliza o gerente.

O uso de lubrificante é recomendado (Foto: Pixabay)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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