Câmbio automático dá mais problema: mito ou verdade?

Qual é a vida útil do câmbio automático? Precisa de manutenção? Clique e saiba tudo!

Uma das dúvidas que a equipe de redação do Garagem360 mais recebe é: câmbio automático dá mais problema que o manual? Por isso, logo abaixo, trouxemos a verdade. Acompanhe e tire suas dúvidas!

Foto: Freepik

Qual câmbio dura mais: automático ou manual?

É o câmbio automático. Ele foi fabricado para manter o seu funcionamento durante toda a vida útil do automóvel. 

Os câmbios manuais, por sua vez, sofrem bastante com erros de operação, seja em razão das arrancadas bruscas ou quando o motorista solta a embreagem repentinamente. 

Foto: Freepik

Contudo, isso não significa que o câmbio automático é “blindado” de problemas. Alguns comportamentos também podem prejudicar a sua vida útil, como o Garagem360 explica no próximo tópico. 

Leia também:

O que prejudica o câmbio automático?

Esse último, aliás, requer um cuidado especial por parte do motorista. Por isso, assista ao vídeo abaixo e descubra se você está dirigindo um carro automático corretamente:

Como saber se o câmbio automático está bom ou ruim?

  • Troca de marcha brusca ou irregular;

  • Dificuldade para engatar as marchas;

  • Emissão de barulhos na hora de trocar as marchas.

Outra situação comum é quando o painel do seu veículo acende uma luz que é bastante semelhante a uma chave inglesa. Outro alerta é um ícone que mostra um motor com uma seta para baixo. Nesses casos, recomenda-se que você faça uma visita ao seu mecânico de confiança para que ele avalie o problema e indique os reparos necessários. 

Por último, e não menos importante, opte por carros automáticos com manutenção simples. Assim, você terá menos dores de cabeça no dia a dia. 

Carros automáticos com manutenção simples

Agora ficou mais claro os cuidados que se deve ter com o carro automático? Então, continue acompanhando o Garagem360 para ficar por dentro de outras dicas que influenciam em sua performance na pista. 

Confira também: 7 carros automáticos para comprar por até R$ 40 mil ainda em 2024

Escrito por

Matheus Azevedo

wpDiscuz
Sair da versão mobile