Calor extremo faz carro derreter nos EUA

2023 já ficou para trás, junto com suas já famosas ondas de calor. No entanto, no apagar das luzes do ano, ainda deu tempo de um carro derreter nos EUA! Acredite ou não, peças do veículo começaram a se desmanchar por conta das temperaturas, afirmam pai e filha do estado da Georgia.

Pessoa apontando dano no carro

 

 

Charles aponta para a câmera onde o carro sofreu danos pelo calor (Imagem: Reprodução/WSB-TV)

Carro derrete nos EUA e acende alerta sobre calor

O mundo está enfrentando uma nova realidade climática, onde o calor extremo afeta nossas vidas diárias. Tanto que cientistas alertam que entramos na era da “ebulição global”, e não mais simplesmente aquecimento global, sinalizando temperaturas cada vez mais elevadas.

Recentemente, um incidente nos Estados Unidos destaca o impacto direto que esse calor tem também nas nossas máquinas, mais especificamente carros.

No final de dezembro de 2023, Charles Goldberg, residente na Georgia, testemunhou o Honda Civic 2022 de sua filha Elena derretendo sob as altas temperaturas.

Este incidente não só preocupa os proprietários, mas também destaca a urgência de abordar as mudanças climáticas. Afinal, não basta apenas tentar freá-las, é preciso também nos adaptar urgentemente aos efeitos que vieram para ficar.

O que aconteceu com o Honda Civic que derreteu nos EUA

Retrovisor de carro derretido por causa de calor

 

 

Os danos são mais visíveis nos retrovisores e para-choque (Imagem: Reprodução/WSB-TV)
  • O caso do Honda Civic derretido chamou a atenção da mídia quando Charles compartilhou sua experiência com o canal de TV WSB-TV, em 27 de dezembro de 2023.

  • O estado da Georgia, nos Estados Unidos, é conhecido por seus verões quentes. No entanto, este nível é exagerado. E o pior, foi durante o inverno!

  • Goldberg comparou a cena a um ataque de “raios” contra o carro, digno de filmes de ficção científica – os retrovisores externos, para-choque e outras peças plásticas de acabamento do Civic começaram a se deformar e derreter. 

  • A concessionária sugeriu que o efeito pode ter sido causado pelo reflexo nas janelas da residência da família. Assim, o carro, que estava estacionado em frente a ela, recebeu uma forte carga de luminosidade, e calor, redirecionada delas.

Veja também: “Muito calor por aí? Mitos e verdades sobre o ar condicionado do carro

Nota da honda sobre carro que derreteu

Honda Civic estacionado na frente de casa nos EUA

 

 

O carro estava estacionado na frente da casa quando começou a apresentar sinais de derretimento (Imagem: Reprodução/WSB-TV)
  • A Honda, ao ser confrontada com esse incidente, emitiu uma declaração afirmando que esse tipo de dano não é coberto pela garantia de fábrica. Isto porque ele é categorizado como “dano ambiental”.

  • A montadora ressalta ainda que o problema não é exclusivo dos modelos Honda, ou mesmo de carros, podendo afetar outros produtos de plástico.

  • No entanto, como mostra a reportagem, relatos online indicam que este problema está mais associado a modelos Honda do que de outras marcas. Se a montadora irá alterar algo na fabricação dos seus carros, ou se pronunciar mais sobre o caso, ainda não sabemos.

Um carro derreter nos EUA é muito mais que uma curiosidade ou fato inusitado. É mais um efeito das mudanças climáticas e da situação catastrófica em que estamos entrando. Assim, sociedade e empresas precisam se mobilizar para ajustar nosso modo de vida e evitar o que ainda foi possível.

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar